Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Dia de festa para os(as) servidores(as) do Judiciário maranhense

O encontro reuniu 1.000 servidores(as) em confraternização na AMMA

30/10/2023
Ascom/TJMA

Em clima de muita alegria e descontração, o Tribunal de Justiça do Maranhão realizou uma grande festa em comemoração ao Dia do Servidor e da Servidora (celebrado em 28 de outubro), nesta sexta-feira, dia 27, na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). Na ocasião, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, anunciou uma série de reajustes e vantagens visando à valorização dos servidores e das servidoras do Judiciário.

Em sua fala, o desembargador parabenizou os servidores e servidoras pelo excelente trabalho desenvolvido no Judiciário maranhense e destacou a felicidade de cumprir o propósito e a missão por meio do serviço público.

Também presente na comemoração, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, enfatizou o servidor e a servidora pública como peças fundamentais no serviço conjunto. "Investimos muito neles, capacitando, incentivando e promovendo o crescimento deles dentro da carreira. Isso é importante. Estamos aqui para comemorar juntos. Sentimo-nos como uma grande família, todos auxiliando uns aos outros", detalhou.

Segundo a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Oliveira, a comemoração desta quinta-feira é o grande encerramento de uma longa semana de celebrações que começou no dia 15 deste mês e teve ações em todo o Estado. "Trabalhamos muito para oferecer o melhor reconhecimento aos nossos servidores. O mês foi planejado com uma programação de diversos eventos para enaltecer e reconhecer o brilhante serviço prestado por nossos servidores (as)", afirmou.

Entre as mil pessoas que estavam na AMMA, havia servidores e servidoras de toda a Comarca da Ilha de São Luís, que abrange os Termos Judiciários de São Luís, Paço Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, prestadores(as) de um serviço público de qualidade à população do Maranhão. Esse senso de missão é evidente na fala da analista judiciária, Ieda Maranhão, que está lotada no Termo Judiciário de São José de Ribamar e trabalha no TJMA há 10 anos. "Sempre foi um sonho trabalhar no Tribunal na prestação judicial de qualidade e eficiência. Eu sou muito orgulhosa de trabalhar no Tribunal de Justiça", disse.

Washington Souza Coelho, mediador e conciliador lotado no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos no Fórum de São Luís, afirmou estar muito feliz e orgulhoso com o trabalho exercido diariamente. "Atendo os jurisdicionados. Acredito que faço um belo trabalho juntamente com minha equipe, e gosto muito de trabalhar no Tribunal de Justiça. Me sinto valorizado, e também acredito que a sociedade precisa muito do nosso trabalho, e todos os servidores prestam um serviço de qualidade", declarou.

Ana Lúcia, servidora da 3ª Vara de Paço Lumiar, compartilha esse orgulho pelo serviço prestado à população. O acolhimento desempenha um grande papel em sua rotina. "As pessoas chegam à vara cheias de intenções, querendo resolver suas demandas a qualquer custo. Explicamos cada etapa do trabalho, mesmo que nem sempre elas entendam completamente. No entanto, tentamos inseri-las no contexto da Justiça, o que é muito gratificante", revelou.

Elanderson Pereira, técnico judiciário que presta serviço no Termo Judiciário da Raposa, destaca que sua rotina profissional vai além do mero manuseio de processos judiciais. Ele ressalta a importância de enxergar o aspecto humano por trás desses procedimentos, afirmando: "Não estamos apenas lidando com processos, estamos lidando com vidas em nosso ofício, em nosso desempenho e em nosso trabalho. Ajudamos várias pessoas por meio das responsabilidades que exercemos."

ANÚNCIOS

Sob olhares atentos dos servidores e servidoras, com muita descontração, o desembargador Paulo Velten anunciou os reajustes para aqueles que compõem o quadro efetivo do Poder Judiciário do Maranhão. Dentre os anúncios, estão: o reajuste de 10% no salário, com implementação prevista para fevereiro de 2024; a implementação da equiparação do vencimento dos auxiliares a 90% do salário dos técnicos escalonada em 3 parcelas, obedecendo ao seguinte calendário: 2024 - 30%, 2025 - 30% e 2026 - 30%; reajuste do auxílio alimentação em 16,66% e auxílio saúde e creche em 10%, que serão implantados ainda no mês de novembro deste ano. E por último, o abono natalino já obedecendo ao reajuste implantado em novembro.

SURPRESA E SATISFAÇÃO

Justiça é coisa séria, afinal “dura lex, sed lex” ou “[a] lei [é] dura, porém [é a] lei”, em tradução literal. Mas quando o dia é de homenagens ao servidor e à servidora, o juízo de valor faz uma petição de licença para ingressar com um processo mental – e pra lá de legal – pelo direito de sorrir.

A turma que trabalha no Judiciário assumiu novas funções, nesta sexta-feira: analistas de piadas, técnicos em comédias, auxiliares da alegria, numa ação promovida pela Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão.

E tudo de surpresa: os palhaços Manelito (de chapéu rosa, na foto abaixo) e Micharia – para ser diferenciado de mixaria, segundo ele – invadiram salas de diretorias da sede do Poder Judiciário e das unidades do Fórum de São Luís, levando risos, cumprimentando os servidores e as servidoras com brincadeiras.

“Na hora em que ele chegou gritando, eu levei um susto grande. Mas, logo depois, nós vimos que era um palhaço, que tava tentando trazer um momento descontraído, um momento de alegria pra gente, foi legal”, contou o técnico judiciário Euziel Lourenço. 

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, deixou os pensamentos de quem usa toga por um momento e entrou no clima de descontração.

“A gente tem que estar bem, tem que estar feliz, tem que estar disposto para que a gente possa trabalhar com energia, com foco, dentro do nosso horário de trabalho. Então, era essa mensagem que a gente queria trazer, com essa apresentação belíssima”, disse Paulo Velten, dirigindo-se aos servidores e às servidoras.

Para a turma da Diretoria de Informática e Automação, o presidente do Tribunal destacou o reconhecimento nacional obtido pelo esforço da equipe para fazer o TJMA alcançar a sexta colocação entre os tribunais de porte médio em Governança de TI.

“A gente sabe que a gente tem que trabalhar com alegria, com entusiasmo. Isso aqui é uma homenagem simbólica a tudo que vocês fizeram e que, tenho certeza, vão continuar fazendo”, elogiou o desembargador.

Nas unidades por onde passou no Fórum Desembargador Sarney Costa, o presidente do TJMA acrescentou que a atual gestão tem investido muito no servidor, na servidora e sabe da importância do bem-estar da equipe.

“Se estamos bem, temos condições de prestar um bom serviço, humanizado, com o servidor entusiasmado. Trabalhar com entusiasmo é outra coisa importante, é trabalhar com Deus dentro da gente, com alegria, com vontade de servir”, frisou Paulo Velten.

A passagem pelo Fórum contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; da atual diretora do Fórum, juíza Maria José França Ribeiro; do ex-diretor, juiz Raimundo Neris; da juíza Oriana Gomes; e dos juízes Talvick Afonso Atta e Gladiston Cutrim.

Quem acompanhou o momento de descontração, aprovou a experiência.


 
“Foi um up, uma coisa a mais para a gente, né? É bom sorrir, é muito bom sorrir”, disse a auxiliar judiciária Patrícia Veiga.

“É muito importante a gente trabalhar com alegria, com felicidade”, acrescentou o técnico judiciário Aluísio Alves Júnior. 

“Isso é bom porque estimula ainda o trabalho, né?”, completou a auxiliar judiciária Ana Cantanhede.

“Maravilhoso, sensacional. Estávamos precisando de uma motivação dessa”, comemorou a auxiliar judiciária Bernardina Mendonça.

“Foi uma surpresa muito agradável. Quebra o clima, realmente, só de trabalho. E eu estou muito feliz, muito feliz mesmo”, revelou a auxiliar judiciária Gisele Ribeiro.

“E, realmente, demonstra a proximidade que a gestão acaba tendo conosco, de vir e fazer esse momento, de partilhar algumas informações, de poder estar próximo. E isso é uma alegria pra gente ", avaliou a técnica judiciária Débora Andrade.

Justiça seja feita: foi um dia diferente e inesquecível para servidores e servidoras do Judiciário maranhense.

Confira o álbum de fotos completo no Flickr.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS