Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Programa Meritus do TJMA premia servidores e servidoras

O enfoque da premiação é a atuação na temática Eficiência

23/10/2023
Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, nesta segunda-feira (23/10), solenidade de premiação da quarta edição do Programa de Valorização dos Servidores e das Servidoras do Poder Judiciário (Meritus), no auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). O evento foi transmitido pelo canal do TJMA no Youtube.

A cerimônia abriu oficialmente a Semana do Servidor e da Servidora, organizada pela Diretoria de Recursos Humanos, em homenagem ao Dia do Servidor e da Servidora (28/10), em diversas comarcas do Estado, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; do diretor do Fórum, juiz Raimundo Nonato Néris Ferreira; do 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Marco Adriano Ramos Fonseca  e da diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira.

Durante a solenidade de premiação do Meritus, foram homenageados(as) servidores(as) destaque com enfoque na temática Eficiência, conforme Portaria-GP nº 520/2023, indicados preferencialmente pelo(a) gestor(a) e eleitos(a) pela equipe do setor.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, disse que é sempre uma alegria esses momentos de ter a oportunidade de fazer uma reflexão do que já foi feito na atual gestão pelos servidores(as). Pensar em que medida pode melhorar e dar condições de trabalho a servidores e servidoras. “Isso nós temos discutido muito com a diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira. Ela que é uma destacada e competente servidora do quadro efetivo do Tribunal. A ideia que nós temos que ter é de um servidor motivado, comprometido com a causa pública, de prestar o melhor serviço possível e fazemos aqui todo o esforço necessário para que possamos realizar e cumprir esse desiderato. E esse é um grande programa desenvolvido pelo RH ”, pontuou. 

O desembargador Paulo Velten comentou, também, sobre a palestra do professor Anderson Miranda sobre  Inovação em Serviços Públicos: Cultura Colaborativa, tão importante para melhorar a qualidade do serviço, do atendimento à população. “Tem uma série de ações que damos início hoje, com muita alegria ao lado aqui do nosso corregedor-geral da Justiça, Froz Sobrinho, e dos nossos diretores. Nós estamos muito empolgados e animados para fazer o melhor trabalho possível pelo Judiciário do nosso Estado”, encerrou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, disse que é maravilhoso esse reconhecimento a servidores e servidoras com o Programa Meritus. “A semana começou com uma fantástica corrida porque sempre dizemos que o servidor(a) tem que se cuidar da saúde em primeiro lugar para poder atender o nosso público”, frisou. 
Disse, ainda, que servidores(as) têm que estar bem fisicamente e mentalmente para prestar um serviço de qualidade. E o Meritus é para premiar aquele servidor(a) que em cada setor, em cada trabalho específico, atingiu o mérito. “Todos têm o mérito, mas há aqueles que avançam mais, se capacitam mais, se dedicam mais no Poder Público e na iniciativa privada também é assim. Não é uma competição. É para que esse serviço melhor qualificado, se agregue aos outros serviços e que possamos dar o melhor da gente no atendimento ao nosso público”, afirmou.

A diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira, falou que essa premiação marca a abertura oficial da Semana do(a) Servidor(a), apesar das atividades já estarem sendo realizadas desde o começo do mês, com a corrida do Judiciário maranhenses nas comarcas de Imperatriz e Balsas, no dia 15 de outubro. 

“Hoje temos a premiação do(a) servidor(a) destaque na temática Eficiência que representa o reconhecimento pelos nossos serviços para o estado, à sociedade, um reconhecimento da gestão com relação à importância do trabalho realizado pelo servidor e pela servidora. É um momento dos vários momentos que ao longo da gestão e ao longo do ano a gente se dedica a reconhecer esse(a) servidor(a). É uma questão de representatividade, porque o dia 28 de outubro, o Dia do(a) Servidor(a) Público(a), fazemos as comemorações para destacar ou enaltecer esse servidor e essa servidora.”, disse.

A servidora premiada e lotada na Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA, Andréa Cristine Colins Martins, falou da felicidade nessa data, de ser homenageada por ter sido escolhida entre os(as) colegas(as) de trabalho. “Desde 2006 que eu trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão, já venho do serviço público, tendo mais de 20 anos de prestação de serviço e acho que é um dever, é um sentimento de dever cumprido de uma servidora pública que honra a instituição da qual representa, que gosta do trabalho que faz, que mesmo com todas as dificuldades  tentamos nos adequar no dia a dia”, destacou. 

A servidora acrescentou, ainda, que os(as) servidores(as) exigem, lutam pelos seus direitos, mas também sabem das obrigações. “Na área de comunicação, que é uma área tão necessária para todas as instituições, é muito bom ver que uma instituição como o judiciário também valoriza essa área, assim como as demais, premiando, agraciando, certificando seus servidores e suas servidoras nas variadas competências. Estou muito feliz e me sinto muito honrada por receber esse certificado hoje”, finalizou.

Já Anie Graziela Oliveira Santos, da Coordenadoria das Serventias Judiciais da Corregedoria Geral da Justiça, disse se sentir muito privilegiada por receber esse prêmio. “É sempre muito bom ter o reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve e que só confirma que estamos fazendo a coisa certa e nos impulsiona a fazer cada vez o nosso melhor”, enfatiza.

O servidor lotado na Divisão de Administração de Redes do TJMA, José Luthero da Silva Rebes explicou que a equipe trabalha com toda a infraestrutura do PJe: mantém e atualiza. “Todo esse processo do PJe, que é um sistema muito importante para o Tribunal de Justiça do Maranhão, é mantido pela nossa coordenação. E eu sou técnico que trabalho na área de infraestrutura. Essa premiação é muito importante porque estou representando uma equipe muito grande que trabalha e esse reconhecimento público, como diz o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, é importante pelo trabalho que a gente tem feito e pelo reconhecimento pela equipe toda”, respondeu. 
O evento contou com a participação de magistrados, magistradas, diretores, diretoras, servidores e servidoras da Justiça. 

No hall de entrada do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), estava sendo realizada uma Feira do Bem-Estar com o tema “Movimente-se para o Equilíbrio: Integrando Saúde Física e Mental”, além de diversas atividades. 

Veja mais nas fotos de Ribamar Pinheiro no flickr do TJMA

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS