Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário conclui 15 reformas em fóruns das comarcas do interior

Também foram iniciadas as obras de construção dos fóruns de Passagem Franca, Açailândia e Itinga

19/08/2022
Danielle Limeira

Ampliação dos sistemas de energia solar, reformas prediais e serviços de manutenção estão entre os principais serviços concluídos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Engenharia, nos 100 dias de trabalho da atual gestão (2022/2024).

Para o diretor de Engenharia, Coronel Luiz Claudio Patrício de Lima, os primeiros 100 dias de gestão foram de muitos desafios e empenho. “A Diretoria de Engenharia trabalha com muito afinco e dedicação para melhorar as instalações prediais do TJMA, promovendo o bem-estar e o conforto para os magistrados e servidores”, afirmou.

Segundo informações prestadas pela Diretoria de Engenharia, 15 reformas foram concluídas nos fóruns das comarcas de Morros, Humberto Campos, Santa Rita, Barreirinhas, São Mateus, Caxias, Timbiras, Coroatá, Coelho Neto, Codó, Eugênio Barros, Santa Luzia do Paruá, Cândido Mendes, Carutapera e São José de Ribamar.

Ao todo, 35 serviços de manutenção predial nas Comarcas do interior do Estado foram concluídos. Além disso, já encontram-se em fase de execução, as obras de construção dos fóruns de Passagem Franca, Açailândia e Itinga e, também está em andamento, a obra de construção de salão do júri em Santa Luzia do Paruá.

Entre as principais reformas que estão em execução estão as realizadas nos fóruns das comarcas de Alcântara, Arari, Viana, Anajatuba, Buriti, Turiaçu, Tutóia; no 7º e 11º Juizado Especial Cível e Criminal e na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

ENERGIA LIMPA

Com o intuito de garantir economia, com a redução significativa dos custos com energia elétrica, proporcionando maior eficiência na utilização de recursos públicos, o TJMA dá continuidade ao projeto de Energia Solar nas comarcas do do Estado.

Nos últimos 100 dias, já foram instalados painéis solares no Fórum Desembargador Sarney Costa (São Luís) e nos prédios das comarcas de Bacabal, Caxias e Rosário. No âmbito do Poder Judiciário, o projeto é desenvolvido pela Diretoria de Engenharia, Diretoria-Geral e Núcleo Socioambiental.

NOVA METODOLOGIA

Em junho de 2022, a Diretoria de Engenharia, em trabalho-conjunto com o Laboratório de Inovação (Toada Lab), iniciou a utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling, traduzida como Modelagem da Informação da Construção). 

A partir dessa implantação, tornou-se possível, simular construções virtualmente, antes de iniciar as obras, para visualizar todos problemas com antecedência e discutir possíveis soluções entre todos os especialistas envolvidos.

Desde fevereiro de 2022, foram oferecidos cursos de capacitação dos softwares utilizados na metodologia BIM para servidores e servidoras da Diretoria de Engenharia.

Sobre os resultados do trabalho da Diretoria de Engenharia, Patrício de Lima ressaltou que são frutos de um esforço coletivo, que envolve não apenas os profissionais da área de engenharia e arquitetura, mas todo o Judiciário. 

“Vamos nos empenhar cada vez mais na busca de resultados mais efetivos, oferecendo um serviço de qualidade para o público interno e externo do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.  O nosso trabalho é permanente e a Diretoria de Engenharia não pode parar. Juntos somos mais fortes”, concluiu o diretor de Engenharia, Patrício de Lima.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS