Poder Judiciário/Mídias/Notícias

PALESTRA | Servidores e magistrados ouvem dicas e orientações para as finanças pessoais

Nível de endividamento no Brasil em 2017 atinge 55,6%% da população de acordo com pesquisa da CNC.

Publicado em 17 de Ago de 2017, 14h31. Atualizado em 17 de Ago de 2017, 18h32

Mais da metade da população brasileira está endividada, e o cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida, seguido dos carnês (17,1%) e dos financiamentos de carro (14,3%). Os dados foram apresentados durante a palestra "Educação Financeira: construindo a minha qualidade de vida", proferida pelo administrador e especialista em gestão de empresas, Antônio Messias Santos Oliveira.

O evento, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos e a Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira do Tribunal de Justiça do Maranhão, ocorreu nesta quinta-feira (17), no auditório do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís. O palestrante apresentou dados sobre endividamento do brasileiro, comparando com outros países e deu orientações do que as pessoas devem fazer para se livrar das dívidas e ter uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2017 a parcela de brasileiros endividados chega a 55,6% da população, sendo 22,7% de pessoas com dívidas ou contas atrasadas. “O consumidor tem que ficar alerta, tomar conta do seu orçamento familiar e não cair nas tentações das propagandas”, orientou.

A palestra, que dá continuidade ao Projeto "Encontro com o RH", desenvolvido pelo TJMA, foi realizada em parceria com a cooperativa de crédito de servidores públicos COOMAMP-Sicred. Voltada para servidores, magistrados e o público externo, o evento procurou mostrar a importância da educação financeira, conscientizar sobre a necessidade de ter uma visão saudável sobre dinheiro e como isso pode proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

Antônio Messias Santos falou dos benefícios de uma vida financeira planejada, organizada e controlada e abordou sobre os princípios básicos que devem ser adotados para isso (ganhar melhor, gastar melhor, poupar e investir melhor). “Comportamento financeiro é a chave de tudo”, acrescentou.

Ao final, o administrador orientou os participantes sobre como organizar a vida financeira de cada família ou pessoa, individualmente. Também ressaltou sobre a importância do cooperativismo de crédito como investimento e as vantagens oferecidas nessa área. “Nos países desenvolvidos o cooperativismo é mais forte”, afirmou. Segundo ele, no mundo há 223 milhões de pessoas cooperativadas e 60,5 milhões de cooperativas em funcionamento em 109 países. No Brasil, que ocupa a sexta posição nesse ranking, há 8,9 milhões de associados (4,5% da população) em 1.097 cooperativas, ficando atrás, por exemplo, da Irlanda (77% da população associada), Estados Unidos (48,8%) e Canadá (44,15%).

Participaram da palestra a diretora de RH do Tribunal, Mariana Clementino Brandão; o coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, Rodrigo Valente; o presidente da COOMAMP, promotor de Justiça João Leonardo Pires Leal; e os representantes da central Norte/Nordeste do Sicred, Francisco Antônio de Araújo, José Carlos da Silva e Ricardo Zacarias Passos, além de servidores e magistrados.

 

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS