Poder Judiciário/saude

CAMPANHA DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS - JULHO AMARELO 2023

 

Julho Amarelo é o mês de combate às hepatites virais e a finalidade é reforçar a prevenção e controle das hepatites que são um grave problema de Saúde Pública no Brasil.

 

A hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada pelo uso de medicamentos, uso de drogas (inclusive o álcool), doenças metabólicas, auto-imunes e genéticas. Especificamente falando da hepatite viral, diz-se que é causada por vírus, podendo ser pelo vírus da hepatite A, B, C, D ou E, sendo a hepatite B a mais contagiosa e severa e a hepatite A, a forma mais leve.

 

A hepatite A, causada pelo vírus da A, geralmente tem caráter benigno, piorando o prognóstico a depender da idade. A transmissão é fecal-oral, ou seja, na transmissão de fezes contaminadas com a boca através de alimentos mal higienizados, baixos níveis de higiene pessoal, saneamento básico ou água contaminada pelo vírus. O diagnóstico é feito pelo exame de sangue e o tratamento se faz com medicações sintomáticas. Os principais sintomas são fadiga, mal-estar, pele e olhos amarelados, febre, fezes esbranquiçadas, urina escurecida, dor muscular, vômitos. A prevenção se dá pela adoção de bons hábitos de higiene, adequada lavagem das mãos, cozimento adequado dos alimentos antes do consumo, evitar construção de fossa próxima a nascentes de rio.

 

Na hepatite B, os principais sintomas são cansaço, pele e olhos amarelados, tontura, enjôos e vômitos. O diagnóstico é feito pelo exame de sangue e pesquisa da carga viral com teste de biologia molecular. A principal forma de prevenção é a vacina contra a hepatite B. Aconselha-se não compartilhar objetos de uso pessoal que possam ter contato com sangue como lâminas de barbear, material de manicure e pedicure e usar camisinhas nas relações sexuais. A transmissão também pode ser da mãe para o feto (transmissão vertical), podendo ter uma evolução muito desfavorável para o bebê se não for adequadamente cuidado.

 

Quanto a hepatite C, também é uma inflamação no fígado, mas é causada pelo vírus da hepatite C. Os sintomas da doença são muito raros, A transmissão do vírus, bem como suas formas de prevenção, são semelhantes ao da hepatite B e 20% dos casos evoluem para cirrose ao longo do tempo.

 

A hepatite D está associada a presença do vírus B, a forma de transmissão é idêntica a hepatite B, pode evoluir sem a presença de sinais e sintomas da doença ou com os sintomas clássicos de cansaço, mal-estar, tontura, febre e dor abdominal. A principal forma de prevenção é a imunização pela hepatite B, uso de preservativos nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam apresentar contato com sangue, tais como na realização de tatuagens e aplicação de piercing, lâminas de barbear e depilar.

 

A hepatite E é causada pelo vírus E e assemelha-se à evolução da infecção pelo vírus A, sendo transmitido também por via fecal-oral e pelo consumo de água contaminada, através de locais de frágil infra-estrutura sanitária. Transmitida também pela ingestão de carne mal cozida e/ou animais contaminados, transmissão vertical (mãe-bebê). Umas das formas de prevenção é a melhora dos níveis de saneamento básico e hábitos de higiene.

 

Cuide da sua saúde, tenha bons hábitos de higiene, lave bem as mãos, previna-se, faça seu Exame Anual de Saúde.