Poder Judiciário/saude

Atendimento Médico

1. Como posso agendar consultas? Todo a agenda médica é disponibilizada no sistema SALUS para agendamento pelo próprio servidor(a) ou magistrado(a). Para agendar acesse o sistema SALUS através do SENTINELA e escolha o melhor dia e horário para seu atendimento. Para que possa agendar consulta para o dependente, este deve estar devidamente cadastrado no sistema Mentorh e o atendimento semanal é limitado a 01 (um) para servidor e 01 (um) dependente.

2. Qual o dia que a agenda é aberta e liberada no sistema SALUS? A agenda é aberta toda última segunda-feira do mês corrente para o mês seguinte. 

3. Quais especialidades médicas o TJMA dispõe para consulta? Temos especialistas em clínica médica, cardiologia, psiquiatria e pediatria (endocrinopediatria).

4. Tem como fazer encaixe de paciente? Não. O agendamento é totalmente pelo sistema SALUS. Trabalhamos com hora marcada e número limitado de pacientes. Caso um paciente agendado faça o cancelamento no sistema SALUS, outro paciente pode marcar diretamente e comparecer em seu lugar. Assim, não há como reduzir o tempo necessário para atender um paciente e incluir outro. Recomendamos que fique atento ao SALUS para o caso de haver desistência.

5. Já fui atendido mas preciso de alguma solicitação de receita médica ou exame, como faço? Encaminhe sua requisição pelo DIGIDOC; documentação complementar – Divisão Médica. Forneça dados do que necessita para que possamos direcionar o pedido para o médico que lhe atendeu e este avaliar a possibilidade de fornecimento de nova receita ou exame. Observe que cada médico tem dias e horários específicos de trabalho e verificará a solicitação no próximo dia que estiver no setor médico. Para reforçar a solicitação pode ligar para a recepção da divisão médica, no dia que o médico estiver atendendo, no número: 3198-4382, para o atendente lembrar o médico do pedido.

6. Ainda não fui atendido mas quero receita médica e solicitação de exames específicos, como faço? A prescrição médica é ato realizado exclusivamente durante a consulta, dependendo de avaliação da sua necessidade para solicitação de exames diagnósticos ou recomendação de terapia adequada, sendo vedada a sua emissão sem que o paciente seja atendido pelo médico. Nesses casos é necessário agendar uma consulta com um dos nossos médicos.

7. Um médico que não me atendeu pode repetir a minha receita controlada? Não recomendamos. A prescrição médica é ato realizado durante a consulta e a necessidade de continuidade do tratamento com medicamento controlado deve ser avaliada exclusivamente pelo seu médico assistente, pois estes podem causar diversos efeitos colaterais, inclusive risco de morte. Indicamos para que agende uma nova consulta médica e converse com o seu médico assistente.

8. Estou em casa e me sinto mal, devo ir para a Divisão Médica do TJMA? Não. A Divisão Médica do TJMA não é serviço de emergência, somos uma unidade ambulatorial e eletiva dentro do TJMA, e não possuímos estrutura física (equipamentos e medicamentos específicos) nem pessoal treinado para este tipo de atendimento. Nesses casos recomendamos que dirija-se a uma unidade de saúde para pronto atendimento.