Poder Judiciário/saude

Alimentação e Saúde

 

Dra Maíra Cristina Carvalho dos Santos – Analista Judiciário – Médica Clinica Médica

 

Por que é importante consumir uma dieta saudável? - Porque comer os alimentos certos pode mantê-lo saudável agora e mais tarde na vida.

Quais alimentos que são especialmente saudáveis?

1. Frutas e vegetais/ legumes - Comer frutas e vegetais pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e derrames. Comê-los também pode ajudar a prevenir certos tipos de cânceres. Tente comer frutas e legumes em cada refeição e lanches. Os médicos recomendam comer 5 ou mais porções de frutas e legumes todos os dias.

2. Alimentos com fibras - comer uma grande quantidade de fibras pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e derrames. Se você tem diabetes tipo 2, estes alimentos também podem ajudar a controlar o açúcar (glicose) no sangue. Os alimentos que têm muita fibra incluem vegetais, frutas, feijão, nozes, aveia, e alguns pães e cereais. Os médicos recomendam comer 20 a 35 gramas de fibra por dia.

3. Alimentos com ácido fólico - O folato é uma vitamina que é importante para as mulheres grávidas e mulheres que pretendem engravidar. O folato é encontrado em muitos cereais, laranjas, suco de laranja, vegetais com folhas verdes.

4. Alimentos com cálcio e vitamina D - Bebês, crianças e adultos precisam de cálcio e vitamina D para ajudar a manter os ossos fortes. Os adultos também precisam de cálcio e vitamina D para ajudar a prevenir a osteoporose. A osteoporose é uma doença que provoca ossos mais finos e que quebram mais facilmente do que o habitual. Os alimentos ricos em cálcio incluem sorvete, leite de soja, pães, couve, brócolis, leite, queijo, queijo cottage, amêndoas, iogurte, feijão e tofu. Alimentos ricos em vitamina D incluem leite, atum em conserva, óleo de fígado de bacalhau, iogurte, salmão, sardinha em lata, cavala e ovos. Alguns desses alimentos são ricos em ambos.

E sobre gorduras? - Existem diferentes tipos de gorduras. Alguns tipos de gorduras são melhores para o seu corpo do que outras.

As gorduras trans são especialmente ruins. Elas são encontrados em margarinas, fast foods, alguns biscoitos. As gorduras trans podem elevar o seu nível de colesterol e sua chance de contrair doenças cardíacas. Tente evitar comer alimentos com esses tipos de gorduras.

As gorduras poliinsaturadas encontradas em peixes parecem ser saudáveis e podem reduzir suas chances de contrair doenças cardíacas.

Quando você cozinhar, utilize óleos com algumas gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de canola.

E o álcool? - As pessoas que bebem uma pequena quantidade de álcool podem ter uma menor chance de contrair doenças cardíacas. Mas o consumo de álcool pode levar a problemas. Por exemplo, ele pode aumentar as chances de uma pessoa contrair doença do fígado e certos tipos de cânceres.

Quantas calorias eu preciso por dia? - O número de calorias que você precisa a cada dia depende do seu peso, altura, idade, sexo e grau de atividade física realizada. Se você está tentando perder peso, você deve comer menos calorias por dia. A dieta ideal para você vai depender, em parte, da sua saúde e de quais condições médicas você tem.

Fonte consultada: UpToDate