Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário concede Medalha José Joaquim Filgueiras a autoridades

A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência do TJMA, na segunda-feira (29/1).

30/01/2024
Ascom/TJMA

A noite desta segunda-feira (29/1) foi marcada por homenagens e reconhecimento ao trabalho exercido pela Diretoria de Segurança Institucional (DSIGM) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Em cerimônia realizada no Gabinete da Presidência do TJMA, o desembargador José de Ribamar Castro e o chefe da segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcelo Schettini Seabra, receberam a Medalha José Joaquim Filgueiras: Mérito da Segurança Institucional, enquanto o delegado de polícia civil, Alessandro Barreto, recebeu a Moeda de Segurança Institucional.

Em sua fala ao receber a comenda, o desembargador José de Ribamar Castro destacou que a Segurança Institucional do TJMA tem sido referência para outros tribunais do país, sendo de extrema importância para a segurança dos(as) magistrados(as) que estão no interior do Maranhão. "Esse trabalho coletivo que realizamos conta com o apoio de todos os servidores, toda a equipe da Segurança Institucional”, avaliou.

Já Marcelo Schettini exaltou o trabalho realizado pelo TJMA e afirmou sentir-se honrado com a condecoração. "A estrutura montada no Maranhão e os profissionais aqui são diferenciados", ressaltou.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, elogiou o trabalho desenvolvido pelo desembargador José de Ribamar Castro à frente da Segurança Institucional e a cooperação do chefe de segurança do Supremo Tribunal Federal, Marcelo Schettini, sempre que requisitado pelo TJMA.

Ainda em seu pronunciamento, o desembargador Paulo Velten enfatizou a funcionalidade da Segurança Institucional para que a Justiça seja cumprida e o Judiciário prossiga em seu trabalho na construção de uma democracia plena. "A rede logística de segurança do TJMA é capaz de ser responsiva aos problemas em qualquer lugar do Estado, apesar da longa extensão territorial do Maranhão", pontuou.

Também participaram da cerimônia o desembargador Sebastião Joaquim Lima Bonfim, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional; o desembargador José Nilo Ribeiro; a desembargadora Márcia Chaves; a desembargadora Oriana Gomes e demais autoridades. 

A MEDALHA

A Medalha “José Joaquim Filgueiras: Mérito da Segurança Institucional” é uma forma de homenagear e reconhecer pessoas e instituições que atuam para garantir a proteção de magistrados(as), servidores(as), autoridades a serviço do Poder Judiciário e usuários dos serviços da justiça.

A honraria, idealizada pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, teve seu projeto gráfico, minuta de normativo e histórico de pesquisas apresentados pelo diretor, Cel. Alexandre Magno de Souza Nunes, aos membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI), na reunião ordinária de 24 de junho de 2021, sendo aprovada por meio da Resolução-GP 72/2021.

Confira álbum da cerimônia aqui.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS