A itinerância da Exposição “Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades” encerrou a temporada na Galeria Trapiche, com o registro de 501 visitas, entre turistas, estudantes e visitantes de uma forma geral, no período de 27 de julho a 29 de agosto.
Realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade e do Museu do TJMA, a exposição cultural teve a parceria da Prefeitura de São Luís, com intermédio da Coordenadoria da Igualdade Racial. Estudantes, professores e gestores da UEB Fátima Oliveira, do município de Paço do Lumiar, prestigiaram o evento de encerramento.
A ação afirmativa do Judiciário foi reconhecida com a Comenda Cultural Maria Firmina dos Reis e a doação de um exemplar da antologia poética “Maria Firmina dos Reis: tributo a uma negra Úrsula”, que passam a fazer parte do acervo permanente da exposição itinerante. Assim como a Mostra, a obra e a Láurea Literária celebram in memoriam a vida e obra da primeira romancista negra brasileira, mulher maranhense, Maria Firmina dos Reis, que foram entregues por Fabiany Amorim e o Wenderson Vasconcelos coautores da obra Antologia Poética.
O coordenador do Comitê de Diversidade, juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, e a servidora do Judiciário, Joseane Cantanhede, receberam as homenagens. “Agradecemos a deferência e mais uma homenagem a esse equipamento histórico-cultural, que ficará disponível no Museu do TJMA”, observou Marco Adriano.
A Comenda foi promovida em parceria por três instituições culturais: Instituto Internacional Cultura em Movimento - IICEM, presidido por Angeli Rose; Mundo Cultural World – MCW, direção de Élle Marques; e Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM, presidida pelo coronel Carlos Furtado.
Exposição na II Conferência da Mulher Advogada da OAB-MA
O público da Conferência também teve a oportunidade de conhecer a história de Maria Firmina durante os dias 30 e 31 de agosto, quando os mais de 800 participantes com oportunidade para diálogos quanto às perspectivas antidiscriminatórias nos eixos racial e de gênero.
Os coordenadores do Comitê de Diversidade, juiz Marco Adriano e a juíza Elaile Carvalho participaram de painéis e debates com temáticas antidiscriminatórias.
Agência TJMA de Notícias
(98) 3198-4370