Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário inicia programação da Semana de Longevidade

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PAP) foi apresentado aos servidores

17/08/2023
Ascom TJMA

A abertura da Semana de Longevidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) nesta quinta-feira (17/8) foi marcada por muito diálogo e difusão de conhecimento através de palestras e esclarecimento de dúvidas. Na ocasião, ainda houve a apresentação do Programa de Preparação para Aposentadoria (PAP). 

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento da Carreira, Divisão de Direitos e Deveres, Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões, em parceria com o Comitê de Diversidade e a Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam).

Durante a abertura do evento, o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson, afirmou que a Semana de Longevidade demonstra a preocupação do Tribunal com aqueles que auxiliaram na construção do Poder Judiciário. “O Poder Judiciário não estaria se destacando como tem se destacado Brasil afora se não fosse as sementes que os senhores e as senhoras plantaram e regaram”, enfatizou.

Com o objetivo de despertar a reflexão sobre o etarismo ou idadismo como uma realidade velada e discriminatória no ambiente de trabalho, foi realizada uma mesa-redonda, mediada pelo juiz Marco Adriano, coordenador do Comitê de Diversidade. Participaram também do momento, o juiz auxiliar da Presidência, Márcio Brandão;  a médica  Jacira Serra, geriatra e coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Conceição Cadille, servidora e enfermeira da Divisão Médica do TJMA.

Ainda no evento, a diretora de Recursos  Humanos, Milena Oliveira, falou sobre a importância do evento para propor discussões, estratégias e soluções para para promoção da inclusão e do envelhecer bem -sucedido de magistrados e servidores. “A gente precisa ouvir vocês para saber que caminho seguir, que estratégias nós vamos traçar para melhorar nosso ambiente de trabalho e para que ele seja mais inclusivo, mais plural” detalhou. 

Quanto ao Programa de Preparação para Aposentadoria (PAP), ficou esclarecido que a medida tem como público-alvo magistrados e servidores que estão com 60 anos ou mais próximos de se aposentarem. Em outra etapa, na fase de expansão, poderão outros servidores que estão em outra fase da vida.

A programação segue durante a tarde desta quinta-feira (17) e amanhã, sexta-feira (18/8). Confira aqui mais detalhes. 

Acesse mais fotos neste link.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS