Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e Prefeitura de São Luís lançam nova temporada de exposição sobre Maria Firmina

A exposição segue na Galeria Trapiche, localizada na Praça Dom Pedro II, até o dia 11 de agosto

27/07/2023
Ascom/TJMA

A Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades iniciou a segunda itinerância em 2023 em temporada na Galeria Trapiche nesta quinta-feira (27). A cerimônia de abertura da exposição contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten; coordenador do Comitê de Diversidade, juiz Marco Adriano; a coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Silva; a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; e o coordenador municipal de Igualdade Racial, Felipe Reis. 

Esta temporada da exposição é  uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão com a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Coordenadoria de Igualdade Racial. No período de 27 de julho a 11 de agosto, os ludovicenses poderão conhecer mais sobre a primeira romancista brasileira, Maria Firmina. 

Ao comentar sobre a importância da  Exposição Maria Firmina dos Reis - 200 anos inspirando humanidades, o desembargador Paulo Velten reafirmou o compromisso do TJMA com a igualdade racial, pauta antidiscriminatória e de igualdade de direitos. Além disso, enfatizou o papel da educação na construção de uma sociedade “  Tudo só é possível a partir da construção de uma sociedade esclarecida através  da educação. A partir do processo de conquista de corações e mentes”, pontuou. 

Já o coordenador do Comitê de Diversidade, o juiz Marco Adriano, ressaltou a importância de viabilizar a história da escritora maranhenses no processo de identificação do público com a vivência. “ Falar de Firmina é revisitar a cada momento um pouco da sua vivência e despertar a riqueza de ser maranhense”, declarou. 

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, celebrou a parceria do TJMA e a Prefeitura de São Luís na promoção da luta antidiscriminatória e destacou o papel da escritora maranhense na inspiração de outras mulheres pretas. “ Não há como não se sentir inspirado por aquilo que ela conseguiu fazer há 200 anos”, disse. 

EXPOSIÇÃO

A divulgação sobre a vida e obra de Maria Firmina dos Reis integra o  programa de ações da política judiciária de promoção da Diversidade e Antidiscriminação, promovido pelo Comitê de Diversidade em parceria com o Museu do TJMA, cuja programação esteve em cartaz no Museu, na Feira Literária de São Luís e no Fórum do Calhau, ao longo do ano de 2022, dando ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) o Prêmio Nacional Memória do Poder Judiciário 2023, na categoria “Difusão Cultural e Direitos Humanos”.

Confira aqui o álbum no Flickr.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370
 

GALERIA DE FOTOS