Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Laboratório de Inovação do TJMA conhece ferramenta inovadora

O servidor Marcos Vinícius Almeida, laboratorista do ToadaLab, foi quem desenvolveu a ferramenta

13/06/2023
Ascom/TJMA

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) sediou uma importante reunião com o objetivo de conhecer e apoiar uma ferramenta desenvolvida pelo servidor e laboratorista do ToadaLab Marcos Vinícius Almeida, lotado na Coordenadoria de Precatórios. O encontro contou com a presença do juiz coordenador do laboratório, Ferdinando Serejo, além de sua equipe fixa, no dia 9 de junho.

Marcos Vinícius Almeida, durante a reunião, apresentou sua criação e compartilhou com entusiasmo o processo de desenvolvimento da ferramenta por meio da linguagem de programação Python. Seu trabalho resultou em um robô capaz de processar 400 contas do Banco do Brasil de 200 municípios em 10 minutos, realizando um trabalho que levaria 15 dias, caso fosse realizado de forma manual.

O fluxo de trabalho automatizado consiste em consultar saldos das contas bancárias de cada ente devedor, ressaltando que cada um destes possui duas contas bancárias, e, após a consulta automatizada, o robô gera um arquivo de Excel contendo todos os saldos bancários, arquivo este que será utilizado para a tomada de decisão pelos analistas responsáveis.

Marcos Almeida revelou que sua experiência com Python possibilitou a criação de diversos outros robôs de automação, especialmente voltados para o Processo Judicial Eletrônico (PJe), com diferentes funcionalidades como: etiquetamento de processo, movimentação para conclusão para o(a) magistrado(a), anexo de arquivos/documentos nos processos, geração de certidões e/ou atos ordinatórios, intimações, movimentação entre pastas, dentre outros. Porém, ele destacou que, atualmente, seus robôs ainda possuem uma abordagem mais manual e não estão totalmente automatizados.

Um desafio encontrado por Marcos é a dependência da velocidade da internet para o bom funcionamento da automação. No entanto, ele ressaltou que o trabalho de homologação está em andamento com a colaboração da Diretoria de Informática e Automação (DIA). A equipe está conduzindo homologações modulares para cada atividade dentro do sistema do PJe, com foco na homologação dos cálculos judiciais.

Por fim, o laboratorista anunciou que o próximo passo será a homologação do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ), que permite a emissão de alvarás eletrônicos pelo Banco do Brasil. A homologação servirá para automatizar os cálculos no setor de precatórios. Essa iniciativa visa agilizar e aprimorar os processos relacionados a essa área.

Durante a reunião, Marcos Almeida demonstrou o uso do robô que desenvolveu e como ele contribui no processo de etiquetação. Ele ressaltou que a ferramenta é versátil e pode ser utilizada de acordo com as demandas específicas.

O juiz coordenador do ToadaLab, Ferdinando Serejo, reconheceu o trabalho de Marcos Almeida e parabenizou-o pelos resultados obtidos. Ferdinando afirmou que Marcos é um forte candidato para transferir suas automações para o UIPath, uma plataforma líder de criação de automação robótica de processos, que será utilizada pelo Laboratório de Inovação.

Com o objetivo de aprimorar os processos judiciais e aumentar a eficiência dos serviços prestados pelo tribunal, a equipe fixa do ToadaLab continuará acompanhando e apoiando o desenvolvimento da ferramenta criada por Marcos Almeida. O potencial dos laboratoristas do ToadaLab para iniciativas inovadoras contribui de forma contínua para melhoria no âmbito do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS