Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Quarta Vara de Balsas divulga agenda de júris

08/05/2023
Michael Mesquita

A 4ª Vara da Comarca de Balsas divulgou a pauta de julgamentos para o mês de maio. Serão, ao todo, cinco sessões do Tribunal do Júri, marcadas para as datas de 9, 11, 12, 24 e 31. Os júris serão presididos pelo juiz Douglas Lima da Guia, titular da unidade judicial. Na primeira sessão, agendada para esta terça-feira, os réus serão Lucas Paulista e Kenia Kelly Mendes Tavares, acusados de terem assassinado a tiros a vítima Júlio Nunes de Melo, fato ocorrido em 16 de julho de 2021, em frente a subestação da SAEE, no bairro Nazaré. Narrou a denúncia que os réus obedeciam às ordens de um homem identificado como Bruno Pereira da Silva.

Relatou o inquérito que os denunciados foram até a casa da vítima, em motocicleta pilotada por Kenia e com Lucas na garupa, com o intuito de comprar drogas. Entretanto, Júlio não estava em casa e os dois ficaram aguardando. Momentos após, Júlio chegou e ficaram à porta da residência. Ato contínuo, Lucas se aproximou e disse: “Olha o que Bruno mandou pra ti!”, efetuando disparo que atingiu o punho da vítima. Em seguida, eles travaram luta corporal, momento em que Lucas conseguiu efetuar mais tiros, desta vez, atingindo a face de Júlio. Após cometer o crime, Lucas teria fugido na motocicleta com Kenia. Os fatos foram confirmados por testemunhas.

Na sessão de julgamento da quinta-feira, dia 11, o réu será Neylon Antônio dos Santos Ribeiro. Ele está sendo acusado de ter matado B, S. T., de 62 anos de idade, após cometer estupro, em 10 de dezembro de 2021. Versou o inquérito policial que, na manhã da data citada, a vítima saiu para fazer caminhada, indo para a Praça Imigrantes do Sul. Ao passar por um terreno baldio, ela teria sido abordada pelo denunciado, que teria levado ela para uma casa abandonada atrás do aeroporto, obrigando-a a manter conjunção carnal com ele. Após o ato, ele teria golpeado a vítima na cabeça. A mulher morreu por traumatismo craniano. Dentre as provas, há a própria confissão do denunciado.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

No terceiro júri da semana, marcado para a sexta-feira (12), o réu será Erick Ruan de Sá Oliveira. Ele será julgado sob acusação de ter tentado contra a vida de Vinícius Silva Oliveira. Conforme a denúncia do caso, o denunciado teria efetuado alguns disparos contra a vitima, fato ocorrido em 10 de setembro de 2021. Destacou a denúncia que, na data citada, Vinícius seguia de motocicleta para o trabalho quando o denunciado, que estava em outra motocicleta, teria se aproximado e efetuado três disparos, atingindo a coluna de Vinícius, que ficou paraplégico.

Com a intenção de identificar o autor dos tiros, os pais da vítima resgataram imagens de câmeras de segurança próximas ao local do crime, descobrindo que Vinícius estava sendo seguido pela motocicleta do denunciado. Por fim, constataram que a motocicleta estava no nome da mãe de Erick. Ao ser interrogado, Vinícius disse que não tinha desavenças com ninguém, mas após seus pais apresentarem o nome do denunciado, a vítima recordou-se de um desentendimento que teve com Erick em 2018.

As sessões de julgamento estão marcadas para o Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Balsas.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS