Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Evento destacará desafios sobre a paridade de gênero no Judiciário

Inscrições abertas para servidores e servidoras do Poder Judiciário

18/04/2023
Ascom ESMAM

O Grupo Maria Firmina, de liderança feminina no Judiciário, promoverá, no dia 27 de abril, às 15 horas, a palestra Experiência como ativista social e a luta pela paridade de gênero. O evento acontecerá no Auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), com participação da ativista social e presidente do Instituto Humanitas360, Patrícia Villela Marino.

Magistrados, magistradas e outros profissionais do TJMA poderão se inscrever até 26 de abril, no sistema acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela, com direito a certificação pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), que é uma das instituições que darão apoio ao evento, bem como o Tribunal de Justiça, a Corregedoria Geral e a Associação dos Magistrados do Maranhão. 

Também estão inscritas(os) membros e servidoras(es) do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Assembleia Legislativa, órgãos governamentais, integrantes da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e a Comunidade Acadêmica.

SOBRE A PALESTRANTE 

Patrícia Villela Marino é presidente do Instituto Humanitas - H360, que atua na redução da violência, incentivo à transparência e estímulo à cidadania ativa nos países da América Latina. Fundadora da CIVI-CO - comunidade formada por empreendedores de impacto cívico-socioambiental e organizações do terceiro setor. Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie, é aluna convidada no curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Premiada com o Humanitarian Award, XXII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro da Universidade Zumbi dos Palmares.

GRUPO MARIA FIRMINA

O grupo Maria Firmina é integrado por magistradas ativas e inativas do Tribunal de Justiça do Maranhão, e tem a finalidade de concretizar a paridade de gênero no âmbito do Poder Judiciário maranhense, incentivando a plena participação das mulheres na vida institucional durante toda a carreira (desde seu ingresso até a aposentadoria, inclusive).

Também são metas do coletivo desenvolver ações que contribuam para a justa representatividade feminina em cargos de gestão, liderança, tomada de decisão e de poder nos órgãos do Judiciário, escolas Superiores e associações de classe.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

 

 

 

GALERIA DE FOTOS