Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Campanha Consumo Consciente incentiva o descarte adequado dos resíduos

Judiciário maranhense destaca que o descarte correto dos resíduos possibilita inúmeros impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade

08/12/2022
Ascom/TJMA

“Seja um agente de sustentabilidade”. É essa cultura que o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) objetiva propagar, por meio do Núcleo Socioambiental, sensibilizando magistrados(as), servidores(as) a realizarem o descarte adequado dos resíduos. A iniciativa faz parte da campanha permanente “Consumo Consciente”.

O Judiciário destaca, por meio da campanha, a importância ambiental, social e econômica da separação de resíduos, já que o descarte correto destes gera diversos impactos positivos ao meio ambiente e ajuda a melhorar a geração de renda.

O TJMA tem coletores específicos para papéis, plásticos, pneus, pilhas, eletrônicos e baterias. Os materiais são destinados à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl), que por meio de Termo de Cooperação, recebe os materiais do Judiciário maranhense e de vários órgãos públicos. Também existem coletores de resíduos de saúde que são recolhidos por empresa especializada.

"Precisamos do apoio e colaboração de cada magistrado, magistrada, servidor, servidora e todos do quadro funcional do Judiciário para sermos uma instituição responsável e inclusiva para o desenvolvimento sustentável", frisou o presidente do Núcleo Socioambiental, desembargador Jorge Rachid, ressaltando que o Poder Judiciário tem compromisso com a sustentabilidade e consumo consciente dos recursos naturais e bens públicos.

Além disso, o TJMA incentiva que a população utilize os ecopontos da prefeitura por toda a cidade. Esses locais são destinados para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. A Corte reforça que a gestão correta dos resíduos gera muitos impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, como a diminuição da poluição e do desperdício.

Lançada no dia 25 de outubro de 2021, a Campanha Consumo Consciente desenvolve trabalho de ampla divulgação e conscientização para promover a cultura do consumo consciente de Indicadores de Desempenho Sustentável, monitorados pelo Plano de Logística Sustentável (PLS).

MATERIAL PARA DOWNLOAD

A Campanha disponibiliza material para download com orientações e dicas sobre consumo consciente, baseadas em nove indicadores mínimos, publicados no Portal do Judiciário (www.tjma.jus.br), na aba Mídias – Campanhas Permanentes, com postagens nas redes sociais oficiais do Judiciário maranhense. Os temas abordados são sobre os indicadores mínimos: energia elétrica, água e esgoto, papel, impressão, gestão de resíduos, telefonia, qualidade de vida, capacitação em sustentabilidade e o estímulo à equidade e à diversidade.

A programação da campanha Consumo Consciente conta também com visitas itinerantes programadas às comarcas do interior do Estado, com o objetivo de realizar capacitação dos gestores e gestoras em relação à responsabilidade socioambiental e apresentação de metas para as unidades. As visitas técnicas também contarão com a participação da Consultoria Falconi, que presta serviço de consultoria em gestão administrativa ao TJMA.

A Campanha Consumo Consciente conta com o apoio do Laboratório de Inovação (ToadaLab) e Comunicação Social do TJMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4370

GALERIA DE FOTOS