Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA promove palestra sobre impacto do assédio moral na saúde mental

Publicado em 25 de Abr de 2022, 10h10. Atualizado em 29 de Jul de 2022, 13h54
Por Juliana Mendes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, promove no dia 6 de maio, às 9h, Auditório Desembargadora Madelena Serejo (Fórum Desembargador Sarney Costa), a palestra “O Assédio na contemporaneidade e seus impactos na identidade e na saúde mental dos servidores e servidoras”, com o objetivo de ampliar a conscientização a respeito dos assédios no âmbito do Judiciário maranhense.

A palestra será ministrada pela psicóloga e executiva de Recursos Humanos Fábia Karla, e será transmitida ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube.

A iniciativa considera a Resolução Nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável.

A Política de que trata a Resolução orienta-se pelos princípios de respeito à dignidade da pessoa humana; não discriminação e respeito à diversidade; saúde, segurança e sustentabilidade como pressupostos fundamentais da organização laboral e dos métodos de gestão; gestão participativa, com fomento à cooperação vertical, horizontal e transversal; reconhecimento do valor social do trabalho; valorização da subjetividade, da vivência, da autonomia e das competências do trabalhador; primazia da abordagem preventiva; transversalidade e integração das ações; responsabilidade e proatividade institucional; sigilo dos dados pessoais das partes envolvidas e do conteúdo das apurações; proteção à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas; resguardo da ética profissional; e construção de uma cultura de respeito mútuo, igualdade de tratamento e soluções dialogadas para os conflitos no trabalho.

O objetivo do Conselho Nacional de Justiça é ampliar as campanhas internas dos tribunais no tocante ao tema de combate ao assédio moral e sexual e da discriminação. Conforme o texto aprovado, as ações preventivas e formativas deverão ser realizadas durante toda a semana, contemplando magistratura, servidores, servidoras e demais profissionais que atuam nos tribunais. Este ano, a semana será realizada entre os dias 2 a 6 de maio.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten Pereira, assinaram a Portaria Conjunta – 102022, instituindo a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, no Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

Em seu artigo 1º, o documento dispõe sobre a composição da referida comissão, no âmbito do 1º e 2º graus da Justiça maranhense, dentre servidores, servidoras, juízes e juízas, além de colaborador(a) terceirizado(a) e estagiário(a).

O TJMA editou também editou o Ato da Presidência nº 9 de 15 de março de 2022 (http://www.tjma.jus.br/atos/tj/geral/502147/118/pnao) que dispõe sobre a designação de membros para compor o Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJMA. A presidência da Comissão é exercida pelo desembargador Ronaldo Maciel.

PALESTRANTE

A palestrante Fábia Karla, além de psicóloga é especialista em Gestão de Pessoas; executiva de RH com mais de 10 anos de atuação; graduada ADM de RH; M.S em Administração - em conclusão; formações DISC, remuneração, orientação profissional e de Carreira; formação internacional Coaching; formação em Psicofarmacologia; mentoria de carreiras, orientação profissional e reorientação de carreiras, preparação para o Aposentar, desenvolvimento de TIMES, Lideranças,
Saúde Mental no Trabalho; Psicologia Clínica Infantojuvenil, Idosos e Adultos.

Fábia Karla também tem experiência com palestras e treinamentos nas áreas de gestão, liderança, comunicação não violenta, propósito e missão pessoal, cultura organizacional, qualidade de vida e psicodinâmica do trabalho.

SERVIÇO:

Palestra “O Assédio na contemporaneidade e seus impactos na identidade e na saúde mental dos servidores e servidoras”
Data: Dia 06 de maio deste ano, às 9h

Local: Auditório Desembargadora Madelena Serejo, localizado no Fórum Desembargador Sarney; transmissão ao vivo no Youtube do TJMA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS