O projeto “Educação Itinerante um investimento para vida toda: reflexos através dos círculos formativos” foi idealizado pela Secretária Judicial da Comarca de Bacuri e professora Jéssica Rodrigues Carneiro com apoio da professora do município de Bacuri, Lindaura de Oliveira Rodrigues.
Em parceria com estudantes do curso de Pedagogia do instituto Conivs e do Instituto Porapenense é oferecido o reforço escolar e doados kits de materiais escolares para crianças de 3 a 12 anos de escolas municipais em povoados e comunidades quilombolas do município Bacuri, tendo em vista os impactos negativos da pandemia de Covid 19 na educação das crianças e adolescentes.
Também são realizadas círculos formativos para os adultos que aprendem sobre temas como: Estatuto do Idoso e da Criança e do Adolescentes, Lei Maria da Penha, “Maio Laranja”, “Setembro Amarelo”, dentre outros temas relacionados à atuação do Poder Judiciário na sociedade.
As ações foram iniciadas em agosto de 2021, e já atenderam os povoados Quilombo Bitiua, Portugal, Cachoerinha, Santa Rosa, Madragoa, Portelinha, Cardina e seguem sendo mantidas por meio de doações da comunidade, de empresários locais e do Ministério Público local.
Por essa iniciativa, a Secretária Judicial recebeu em 2021 medalha de prata no Prêmio “Luizão”, promovido pela Comitê de Diversidade.