Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA e Mapa alinham uso do TáxiGov para transporte institucional

Presidente do Tribunal e presidente da Maranhão Parcerias efetivaram acordo que permite deslocamentos também por meio da utilização de plataformas digitais

Publicado em 29 de Abr de 2025, 13h00. Atualizado em 29 de Abr de 2025, 13h05
Por Ascom/TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, e o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Júnior, conversaram nesta terça-feira (29/4) e efetivaram o acordo sobre o uso do serviço de mobilidade urbana sob demanda TáxiGov, que estabelece diretrizes para a utilização da ferramenta por magistrados/as, servidores/as e colaboradores/as no exercício de suas atividades institucionais.

O TJMA regulamentou o uso do TáxiGov, por meio da Resolução-GP nº 67/2025. A Mapa tem entre suas finalidades promover o desenvolvimento econômico e social do Estado do Maranhão, por meio da gestão, execução de projetos e prestação de serviços em parceria com a iniciativa privada.

Cassiano Pereira Júnior explica que o TáxiGov é um serviço que a Mapa desenvolveu em parceria com plataforma digital de transporte e companhias de táxi, com possibilidade de utilização até em outros países.

“A vantagem é que, no caso o TJ, vai ter uma gestão de toda a utilização do serviço – através do aplicativo, do site –, traz uma economia, não só com relação à manutenção de veículos próprios, mas com a questão do deslocamento, o valor utilizado pela quilometragem é um valor diferenciado, então, você tem toda uma série de vantagens que o TJ passa a ter e a disponibilizar em qualquer horário, em qualquer dia da semana, nesse serviço rápido para deslocamento”, explicou o presidente da Mapa.

De acordo com o diretor administrativo do TJMA, Rodrigo Valente, a iniciativa representa mais uma ação estratégica da atual gestão voltada à modernização da administração judiciária.

“O TaxiGov não se resume a uma inovação tecnológica. Ele é parte de um esforço permanente da Diretoria Administrativa para modernizar a gestão no âmbito do judiciário estadual, racionalizar recursos e oferecer melhores condições de trabalho às equipes. A iniciativa está inserida em um conjunto de projetos que vêm reposicionando o TJMA como referência em gestão inteligente e responsável”, ressaltou.

Foto horizontal de assinatura de parceria TáxiGov entre TJMA e Mapa.Na foto, o presidente do TJMA e o presidente da Mapa assinam documento, sentados em frente a uma mesa com tampo de vidro. O presidente veste um terno preto com uma gravata azul clara. Ele está concentrado na ação de assinar o documento com uma caneta. À esquerda, o presidente da Mapa usa um blazer cinza claro e uma camisa vermelha, segurando uma caneta, aguardando sua vez de assinar. Sobre a mesa, há um envelope pardo, parcialmente coberto pelo documento que está sendo assinado. O espaço ao fundo é iluminado e apresenta uma janela com persianas fechadas, complementada por uma parede clara.

A medida está alinhada aos princípios da eficiência administrativa, inovação tecnológica, governança responsável e redução de custos, em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente as Resoluções nº 395/2021 (Gestão da Inovação) e nº 400/2021 (Sustentabilidade).

MOBILIDADE SOB DEMANDA

Com a regulamentação, os deslocamentos institucionais passam a ser realizados, também, por meio de plataformas digitais integradas como Uber e Ligue Táxi. As chamadas poderão ser feitas diretamente via aplicativo ou navegador web, com controle em tempo real, rastreabilidade das corridas e monitoramento dos gastos, ampliando a transparência na aplicação dos recursos públicos.

Além de proporcionar maior agilidade e flexibilidade, o novo sistema contribui para a redução de despesas com combustível, manutenção e reposição de veículos, impactando positivamente os indicadores do Plano de Logística Sustentável (PLS), do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) e do Plano de Descarbonização do Judiciário.

A Resolução-GP nº 67/2025 estabelece, ainda, regras de uso, os perfis de usuários (requisitantes, revisores e gestores centrais), os critérios para cadastramento, as regras de utilização, o processo de ateste das corridas e a concessão de vouchers avulsos para casos excepcionais. Também define condutas vedadas e responsabilizações administrativas em caso de uso indevido.

A fiscalização do serviço será de competência da Divisão de Transportes, sob a gestão da Coordenadoria de Serviços de Transportes e Diretoria Administrativa, que atuarão na análise técnica das solicitações, no monitoramento de indicadores e na garantia do uso correto do sistema, em conformidade com a legislação vigente e regras contratuais.

COMPROMISSO AMBIENTAL

A sustentabilidade é uma das diretrizes centrais da Resolução-GP nº 67/2025, que estabelece o fomento a práticas voltadas ao uso eficiente dos recursos públicos e à redução dos impactos ambientais. A medida busca contribuir para a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida de magistrados/as, servidores/as, colaboradores/as e o desenvolvimento sustentável.

O presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, destacou que a iniciativa está em sintonia com os compromissos institucionais assumidos pelo Judiciário maranhense.

“Iniciativas como o TáxiGov demonstram que é possível aliar inovação à responsabilidade socioambiental. A gestão pública moderna precisa considerar os impactos que gera e buscar soluções que contribuam efetivamente para um futuro mais equilibrado e sustentável”, afirmou.

A diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio, reforçou a importância de mecanismos que permitam o acompanhamento dos resultados ambientais da instituição.

“Com essa nova ferramenta, o TJMA não apenas otimiza seus recursos, como também passa a monitorar indicadores de sustentabilidade de forma mais precisa. Essa capacidade de mensuração fortalece nosso compromisso com a redução das emissões e com o avanço contínuo no Plano de Descarbonização”, ressaltou.

ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO

O Chefe da Divisão de Transportes, Eysmael Ximenes, explica que a implantação do serviço TáxiGov será realizada de forma gradual e estratégica, conforme plano a ser apresentado pela Divisão à Diretoria Administrativa. 

Na fase inicial, o sistema será disponibilizado a unidades que apresentam demandas específicas e recorrentes por deslocamentos institucionais.

Os primeiros setores a integrarem a operação do TáxiGov são: Núcleo de Justiça Restaurativa; Coordenadoria da Infância e Juventude; Núcleo de Governança Fundiária; Cerimonial; Arquivo; Coordenação de Material e Patrimônio.

A partir da consolidação desta etapa piloto, o serviço será expandido a outras unidades administrativas e jurisdicionais, com base em avaliações técnicas, desempenho operacional e disponibilidade orçamentária.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS