A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abriu inscrições para o curso Português Jurídico Instrumental, voltado a servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). As vagas estarão disponíveis no período de 28 de abril a 2 de maio, por meio do sistema acadêmico da escola.
O curso será realizado nos dias 15 e 16 de maio, na modalidade presencial, na sede da ESMAM, com carga horária de 20 horas-aula. Serão ofertadas 30 vagas.
O objetivo da formação é desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção de textos jurídicos com propriedade, adequação e desenvoltura, aplicados ao contexto administrativo e judicial.
A estrutura do curso contempla três unidades de aprendizagem: Gêneros Textuais e Construção de Sentidos do Texto, Aspectos Linguístico-Estruturais Aplicáveis a Textos Jurídicos e Análise de Textos Jurídicos, com oficina prática de produção textual.
As aulas serão ministradas pelo professor Fábio de Oliveira Sousa, analista judiciário do TJMA, licenciado em Letras e bacharel em Direito, especialista em Literatura Infantojuvenil e mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras.
Entre os objetivos específicos da formação estão a atualização dos conhecimentos sobre o padrão culto da língua portuguesa, o domínio de mecanismos de construção textual e de análise linguístico-discursiva de textos jurídicos e administrativos.
A avaliação dos participantes considerará a frequência mínima de 80% das aulas e a realização de atividades propostas, além da avaliação de reação ao curso.
Para mais informações, os interessados devem acessar o site da ESMAM ou entrar em contato com a Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA/ESMAM).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800