Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Palestra abordará sobre a relação entre Justiça Restaurativa e Violência de Gênero

Inscrições abertas para magistradas, magistrados, profissionais do TJMA e o público externo

12/06/2024
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, promove, no dia 13 de junho, a palestra Justiça Restaurativa e Violência de Gênero - estratégias e desafios. Podem participar magistradas, magistrados e profissionais do TJMA e o público externo, mediante inscrições prévias. O objetivo é apresentar e discutir a Justiça Restaurativa (JR), com foco nos desafios específicos de sua aplicação em casos de violência de gênero. 

A palestra acontecerá no Auditório da Casa da Mulher Brasileira (Unidade de São Luís - MA), das 8h às 12h, na modalidade presencial. A iniciativa tem o apoio do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur TJMA) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Maranhão.

As inscrições, com direito a certificação, estarão abertas até 10 de junho, no sistema acadêmico Tutor ou por meio de formulário eletrônico disponível também no site da ESMAM.

Inscrições TJMA 

Inscrições público externo

OFICINA

No turno da tarde, será desenvolvida a oficina temática Gestão e Multiplicação de Círculos de Paz, com participação restrita (turma já fechada, apenas para gestores e multiplicadores). A proposta é a construção de um Círculo de Paz com lideranças para compreensão profunda dessas práticas e abordagens, a fim de que possam multiplicar a metodologia em suas respectivas comunidades ou grupos de atuação.  

Haverá ainda um  Workshop de Inovação, com aplicação de técnicas de Design Thinking à Justiça Restaurativa.

PALESTRANTE

Participa como palestrante a juíza Solange Reimberg,  titular da Vara de Execução Penal da comarca de Uberaba, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Magistrada, especialista em Pedagogia Social e Direito Empresarial, coordenadora do Projeto Humanar. Facilitadora em processos circulares, com atuação na articulação de rede, comunicação interpessoal, projetos de acesso à justiça e inclusão social, no âmbito penal e execução penal. Há dez anos acompanha o método APAC, das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados, nas unidades prisionais, por meio do Programa Novos Rumos. Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). 

“É preciso respeitar as pessoas em situação de violência, a diversidade e a participação da comunidade nas ações de inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional e de acolhimento a quem sofreu dano. Como educadora, vejo os espaços não escolares como laboratórios de aprendizagem e transformação, que facilitam o processo de aprendizagem, por meio do desenvolvimento da autorresponsabilidade, resiliência, alteridade, compaixão e ressignificação dos traumas e problemas sociais”, declara.  

SERVIÇO

PALESTRA - JUSTIÇA RESTAURATIVA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO - ESTRATÉGIAS E DESAFIOS 

Inscrição: 3 a 10/6 (gratuita)

Realização: 13/6 - 8h às 12h

Palestrante: Juíza Solange Reimberg (TJMG)

Local: Auditório da Casa da Mulher Brasileira - Avenida Carlos Cunha - Jaracaty - São Luís - MA

Modalidade: presencial

Público-alvo: magistratura, profissionais do TJMA e o público geral

Certificação: Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM)

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2820

 

GALERIA DE FOTOS