A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a 8ª Vara Criminal de São Luís abrem nesta segunda-feira (26/5) a exposição “Acredite em mim!. Ver, Ouvir e Proteger”, na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A cerimônia será às 9h30, com a presença de autoridades do Judiciário e convidados. O evento integra a programação da Campanha Maio Laranja 2025, voltada à prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Neste ano, a campanha completa 25 anos de mobilização e o TJMA adota o tema “Aprender para defender: saiba, entenda e cuide”, destacando a educação como ferramenta fundamental para a prevenção. A proposta é fortalecer o conhecimento como forma de proteção e combate à violência, despertando a atenção da sociedade para os sinais, os riscos e os mecanismos de denúncia e acolhimento. Diversas atividades estão sendo realizadas durante este mês.
A exposição, idealizada pela 8ª Vara Criminal de São Luís, é composta de desenhos elaborados por crianças e adolescentes e frases ditas por eles em audiências e quando atendidas pela Equipe Interdisciplinar e Comissariado da Infância e Juventude da unidade judiciária, com absoluto respeito ao anonimato, além de recriar o ambiente da sala de acolhimento e de depoimento especial.
O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto às consequências e traumas da violência contra crianças e adolescentes; romper silêncios e inspirar ações para o fortalecimento das redes de proteção; e demonstrar a dinâmica do trabalho realizado pela unidade judiciária especializada em crimes praticados contra esse público vulnerável. Também serão apresentados dados estatísticos referentes ao acervo processual da unidade.
De acordo com o juiz titular da 8ª Vara Criminal de São Luís . Rommel Cruz Viegas, o título da exposição reflete o apelo de quem precisa ser ouvido e validado. O magistrado destaca que os desenhos produzidos em espaço seguro e acolhidos por profissionais especializados são uma ferramenta para expressar os sentimentos, dores e esperanças dessas crianças e adolescentes.
A exposição fica aberta ao público até o próximo dia 06 de junho, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com visitas guiadas das 9h às 12h.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br