A Comissão de Assédio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reuniu colaboradores/as e terceirizados/as na tarde dessa segunda-feira (23/6), no auditório José Joaquim Filgueiras, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, para uma roda de conversa sobre assédio, como parte do Projeto “Assédio Aqui Não. Denuncie!”, que tem como objetivo conscientizar, prevenir e combater o assédio moral, sexual e a discriminação no ambiente profissional.
A presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do TJMA, desembargadora Márcia Cristina Chaves, deu início à roda de conversa falando sobre a prevenção e enfrentamento dos vários tipos de assédio que existem nas instituições.
“Além de dar conhecimento, precisamos informar os servidores/as e colaboradores/as como devemos lidar com algumas situações que, muitas das vezes, nem imaginamos que estamos cometendo discriminação”, comentou.
“Tenho certeza que os/as servidores/as e colaboradores/as vão sair hoje com uma outra visão sobre atitudes e comportamentos para que possam também colaborar com a prevenção no ambiente de trabalho. Precisamos acima de tudo ter respeito ao próximo” concluiu.
O psicólogo Eliandro Romulo Cruz Araújo, membro da Comissão de Assédio de 2º Grau, enfatizou que a Comissão tem a missão de dar conhecimento às pessoas para que sejam agentes de prevenção do assédio dentro do Tribunal de Justiça do Maranhão.
“É como se nós estivéssemos capacitando pessoas para evitar que o assédio se dissemine dentro de nossa Instituição”, explicou.
A secretária das Comissões de Assédio de 1º e 2º Graus, Thamires Chaves Mendes Almeida, também participou da roda de conversa.
A campanha reforça o compromisso institucional do TJMA em fomentar uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na dignidade nas relações de trabalho, especialmente entre os públicos interno e terceirizado.
Confira o Álbum de Fotos da repórter fotográfica Josy Lord no Flickr do TJMA.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026