As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1° e 2° graus, realizaram, em parceria com o Núcleo de Gestão de Processos Institucionais - NGPI, a Comissão de Ética e a Assessoria de Governança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), processo de mapeamento de atividades com o objetivo de identificar e desenhar os processos de trabalho que são executados pelas comissões.
A iniciativa buscou compreender o fluxo do processamento de reclamações e denúncias nas Comissões de Assédio e nas Ouvidorias especializadas do TJMA, e a conexão entre as atividades e as ações executadas pela Coordenadoria de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância (CPADES). A medida pretende permitir a inclusão dos processos da CPEAMAS na Cadeia de Valor e no repositório de processos do Judiciário maranhense.
Ao todo, foram realizadas nove reuniões, que resultaram na elaboração, revisão e validação de quatro mapas referentes ao subprocesso “Gerir notícias de condutas de assédio ou discriminação”.
Na última reunião, ocorrida em 2/9, validou-se o diagrama do subprocesso e o formulário de identificação dos processos da unidade, que serão oportunamente inseridos pelo NGPI no repositório de processos e na Cadeia de Valor do Judiciário.A equipe também realizou o levantamento do subprocesso “Gerir a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no PJMA”.
As reuniões contaram com a participação das membras da CPEAMAS responsáveis pela secretaria, Arlene Carla Lima França e Thamires Chaves Mendes Almeida; da assessora de gestão de processos institucionais, Vanessa Gomes; do estagiário e da residente do NGPI, Gabriel dos Reis Costa e Hellisandra Coelho; de Priscilla Ribeiro Moraes Rêgo de Souza, supervisora de compliance; de Natália Teles de Albuquerque, secretária do Conselho de Administração e Supervisão do FERJ, representando a Assessoria de Governança; e de Jammson Sousa de Almeida, representante da Comissão de Ética.
As equipes firmaram parceria para revisões dos processos de trabalho levantados para as Comissões e demandas futuras, tendo em vista que as atividades realizadas pelo NGPI mostraram-se compatíveis com os propósitos de prevenção e promoção da cultura do respeito e da dignidade no ambiente institucional.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023