Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher realiza ações do Programa "Maria da Penha no Cotidiano"

As programações têm objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (lei n° 11.340/2006)

25/03/2024
Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher/TJMA participou, neste domingo (24/3), de uma ação social no bairro da Vila Palmeira, voltada para as mulheres da comunidade e suas famílias, em continuidade à programação do “Março Mulher”, promovido pelo SERVISLU – Serviço de Valorização da Vida em São Luís/CVV – Centro de Valorização da Vida.

Estiveram presentes a psicóloga Ericka Nascimento e a bacharel em Direito Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher, que dialogaram com mulheres e homens sobre as temáticas da igualdade de gênero, a Lei Maria da Penha e a conscientização para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, esclarecendo dúvidas e ouvindo relatos sobre suas vivências pessoais. O convite foi feito por Melissa Claudino, presidente da SERVISLU/CVV e Emilielma Pereira, liderança do projeto “Minha Comunidade em Ação”, da Vila Palmeira.

A atividade integra o programa “Maria da Penha no Cotidiano”, desenvolvido permanentemente pela CEMULHER/TJMA, desde o ano de 2014, com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (lei n° 11.340/2006) e contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

Já na sexta-feira (22/3), foram realizadas ações do Programa "Maria da Penha no Cotidiano" junto aos colaboradores da Transportadora Rolim, no Bairro Vila Maranhão, e às colaboradoras da empresa Montenegro Express, localizada no bairro Quintas do Calhau.

No período da manhã, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), executou atividade diagolada referente ao Programa Maria da Penha no Cotidiano, junto a colaboradores e colaboradoras da Transportadora Rolim, no Bairro Vila Maranhão.

Na oportunidade, as servidoras Amanda Rolim, Analista de Direito, e Vitoria Sousa, Assistente de Informação, realizaram uma roda de conversa, contando com contribuições dos participantes, onde foram abordadas temáticas como masculinidades, violência doméstica e familiar e a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Ao final da atividade, foram distribuídas cartilhas informativas sobre violência doméstica e familiar.

Na empresa Montenegro Express,  a Cemulher, representada pela assistente social Josemary Almeida e a psicóloga Edla Ferreira, integrantes da equipe multidisciplinar da unidade, desenvolveu o Programa “Maria da Penha no Cotidiano”.A atividade integrou uma iniciativa da empresa no âmbito do projeto “Comunidade Montenegro” que promove reuniões mensais com temáticas humanas, que tragam senso de responsabilidade, cuidado e afeto entre as pessoas.

Durante a ação, a equipe promoveu um diálogo sobre violências contra as mulheres, escutando as colaboradoras presentes, esclarecendo dúvidas e informando sobre canais de denúncia, solicitação de medidas protetivas e outros serviços da rede de enfrentamento. Ao final, as participantes receberam cartilhas.

PARCERIA

A empresa Montenegro Express se tornou parceira do programa “Valoriza Mulher” em 2024 e está promovendo ações, algumas em conjunto com a Cemulher. 

O Programa Valoriza Mulher foi lançado em 2019 pela Cemulher/TJMA, com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, premiando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher” em reconhecimento às suas ações. No ano de 2023, 10 empresas foram reconhecidas pelas suas ações desenvolvidas ao longo do ano.

MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

 O programa tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) em todo o Estado do Maranhão, com foco especial para os autores e potenciais autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme dados levantados pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São Luís, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de autores de violência e de mulheres em situação de violência, na erradicação desse fenômeno.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 

 

GALERIA DE FOTOS