Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher/TJMA promove ações pelo Dia Internacional da Mulher

Ações envolveram palestra em escola pública e roda de conversa com funcionárias de empresa privada

12/03/2024
Ascom/TJMA

No último dia 8/3, Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – Cemulher/TJMA, realizou palestras para alunos e alunas da escola CEM Dayse Galvão, localizado na Vila Embratel, e uma roda de diálogo voltada para colaboradoras da empresa Grupo Jacaré Home Center (unidade do bairro Cohajap), ações promovidas em alusão ao Dia Internacional das Mulheres.

A palestra para estudantes fez parte da execução do Programa “Novos Olhares, Novos Valores” que objetiva de promover palestras e rodas de diálogos com adolescentes do Ensino Fundamental maior e Ensino Médio, sobre valores, masculinidades, empoderamento feminino, visando prevenir relações abusivas e a violência contra as mulheres. 

Conduziram o diálogo a assistente social Josemary Almeida, a assistente de informação Vitória Azevedo e a estagiária de Serviço Social Beatriz Paixão, integrantes da equipe Cemulher, que abordaram de forma interativa, com exibição de slides, vídeo e perguntas reflexivas, o fenômeno da violência doméstica e familiar contra as mulheres, tipos de violências, rede de proteção, características de relacionamentos abusivos e o papel de cada um no enfrentamento a essa problemática.

Participaram da atividade 182 alunos e alunas do ensino médio, divididos em duas turmas, que ao final, receberam material informativo do programa, contendo informações que estimulam a construção de uma cultura de respeito e a prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

A ação aconteceu por meio de convite feito pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, instituição parceira da Cemulher, por meio da adesão ao programa Valoriza Mulher. Representando a EMAP, estava presente a assessora especial Thays Aguiar Monteiro Carvalho.

O Programa Valoriza Mulher foi lançado em 2019 pela Cemulher/TJMA, com o intuito de mobilizar e estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, premiando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher” em reconhecimento às suas ações. No ano de 2023, 10 empresas foram reconhecidas pelas suas ações desenvolvidas ao longo do ano. 

MARIA DA PENHA 

A ação promovida com as trabalhadoras da empresa Jacaré Home Center foi  realizada pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, e pelo estagiário de Pedagogia Davi Silva, que interagiram com as mulheres presentes sobre a Lei Maria da Penha e a rede de serviços disponíveis para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, respondendo questionamentos, esclarecendo dúvidas e ouvindo relatos acerca das vivências pessoais e familiares das participantes. 

Em ambiente interno, rapaz em pé à frente fala para grupo de mulheres sentadas

O momento foi uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, desenvolvido desde o ano de 2014 pela Cemulher/TJMA, com o intuito de difundir a Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340/2006) e contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres e integrou a programação de atividades multidisciplinares da 26ª Edição do Programa Nacional “Justiça pela Paz em Casa” realizada do dia 4 a 8 de março.
 
JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA 

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (lei n° 11.340/2006), concentrando esforço para agilizar o julgamento de processos relacionados à violência de gênero e promovendo ações multidisciplinares para dar visibilidade à temática e sensibilizar a sociedade. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS