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TJMA modernizará gestão de materiais com Almoxarifado Virtual

Economia, sustentabilidade e desburocratização são alguns dos benefícios do novo modelo de gestão de materiais a ser implantado

26/01/2024
Ascom/TJMA

Buscando maior modernização e eficiência na gestão de materiais de consumo, o  Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vai proceder à implantação do Almoxarifado Virtual (AV), ferramenta eletrônica que objetiva otimizar a gestão de materiais em termos de economia, sustentabilidade e desburocratização.

O Almoxarifado Virtual consiste em um serviço logístico abrangente, que inclui a disponibilização de um sistema informatizado e o fornecimento de materiais de consumo administrativo sob demanda incluso. Destinado a todas as unidades judiciais e administrativas do Poder Judiciário do Estado, o Almoxarifado Virtual visa simplificar e otimizar a gestão de materiais, promovendo eficiência operacional.

O coordenador de Material e Patrimônio do TJMA, Carlos Izoni, explica que a operação do Almoxarifado Virtual é simples e ágil. “Quando uma unidade do Tribunal necessitar de materiais para suas atividades, basta acessar a plataforma web, semelhante a uma loja de e-commerce, e criar a cesta de itens desejados. Após avaliação e autorização o pedido será entregue diretamente na unidade requisitante pela empresa contratada”, informa.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Com o novo modelo, o TJMA continua a definir a política de materiais, inclusive quanto aos critérios de sustentabilidade, entretanto, transfere para a empresa contratada a responsabilidade pelos processos de manutenção de estoque; entrega dos pedidos realizados; compras; pagamentos de fornecedores; entre outros.

Enquanto no modelo atual são realizados dezenas de licitações e contratos para repor o estoque, com a implantação do AV somente um contrato dará suporte a toda a logística de suprimentos do TJMA. “Essa mudança não apenas desonerará muitas áreas do TJMA de tarefas burocráticas, mas também elevará o nível de planejamento, controle e gestão do processo de aquisição de materiais, resultando em ganhos significativos de eficiência e economia”, informa o coordenador.

De acordo com o chefe da Divisão de Administração de Material, Wendell Ribeiro, em estudo técnico preliminar realizado, ficou evidenciado que, a médio prazo, o PJMA terá uma economia superior a R$ 11,5 mi em relação ao modelo centralizado que atualmente adotado é no TJMA, devido à redução dos custos operacionais avaliados.  

Ele acrescenta que a implantação do AV também implicará em mais agilidade nas entregas; eliminação do risco de esgotamento ou carência de materiais; reaproveitamento do espaço físico ocupado com estoque; fim das perdas com avarias e obsolescência de produtos, entre outros benefícios. 

LICITAÇÃO AUTORIZADA

O Presidente do TJMA, desembargador Paulo Sérgio Velten, autorizou a realização da licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO, para REGISTRO DE PREÇOS, regida pelas disposições contidas na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e alterações, pelo Decreto Federal nº 11.462/2023 de 31 de março de 2023 e Decreto Estadual nº 38.136/2023 de 06 de março de 2023 (no que couber), e demais legislações aplicadas à matéria.

O Edital do Pregão Eletrônico nº 90.002/2024–SRP (UASG 925125; 60335/2023) está disponível desde 24/1, podendo ser acessado no Portal da Transparência do TJMA ou no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

A sessão pública do Pregão Eletrônico ocorrerá no dia 15/02/2024, às 10:00h (horário de Brasília) no sítio www.gov.br/compras. Mais informações podem ser obtidas junto a  Coordenadoria de Licitação e Contratos, Rua do Egito, nº 144,  Centro, São Luís/MA. CEP: 65.010-190; E-mail: colicitacao@tjma.jus.br; Fones: (98) 3261-6181 / 6194.

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