Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Pesquisa sobre Precedentes do TJMA é premiada em evento de Ciência e Tecnologia

A pesquisa "Relatório Analítico para Exportação de dados de Processos Sobrestados: estudo de caso do TJMA" ficou na terceira colocação

10/11/2023
Ascom/TJMA

Alunos e alunas de Mestrado e Graduação na área de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz.

O trabalho vencedor na categoria “área de Ciências Exatas e da Terra” foi a “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”, da estudante Aline Mariana. A pesquisa “Relatório Analítico para Exportação de dados de Processos Sobrestados: estudo de caso do TJMA”, da aluna Hévila Freitas, ficou na 3ª colocação da mesma categoria. 

Os estudantes e as estudantes fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica Nº 2/2021, firmado entre o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação do Judiciário (ToadaLab) e a UEMA, que visa ao avanço em conjunto de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções de Softwares Aplicados à Eficiência e Celeridade Processual no âmbito do Poder Judiciário Estadual. 

Os pesquisadores e as pesquisadoras apresentaram palestras, estudos de caso e trabalhos científicos que abordam questões relacionadas ao TJMA e às inovações na área jurídica.

PESQUISA PREMIADA

Para a aluna Aline Mariana Silva, do curso de Engenharia da Computação do 10º período, vencedora do 1º Lugar na área de Ciências Exatas e da Terra com o trabalho “Análise Exploratória de Dados de Precedentes Qualificados: estudo de caso do TJMA”, a chave para a conquista foi a certeza de conhecer cada detalhe sobre o trabalho e assuntos que o relacionam. 

“Eu me certifiquei de conhecer e entender completamente o meu trabalho em relação ao assunto envolvido. Isso incluía saber os detalhes técnicos, e ser capaz de explicá-lo de uma maneira que uma pessoa leiga pudesse entender, já que o meu público era muito voltado a estudantes da rede pública e pessoas da comunidade; e apresentar um trabalho de um tema tão específico e voltado para o âmbito jurídico, exigia de mim repensar nas formas de apresentar. Então a parte mais difícil da preparação foi isso e também o nervosismo. Porém, o feedback da comunidade em relação ao trabalho com entusiasmo e curiosidade me deixaram bem feliz”, comenta a aluna. 

“Eu nem esperava ser premiada, foi uma grata surpresa. Mas, ganhar uma notoriedade com esse trabalho que visar almejar o desenvolvimento de ferramentas que têm como foco a eficiência e celeridade processual no âmbito do Poder Judiciário do nosso estado, me trouxe a sensação de dever cumprido, e de que o trabalho está no caminho certo. E ressalto um agradecimento aos meus mentores e professores Prof. Jacob e o Prof. Fabio e os demais integrantes da equipe do laboratório Lincprog, ao TJMA por sua colaboração e parceria nos trabalhos, a Uema por propiciar e disponibilizar meios de transporte, acomodação que viabilizaram a realização da apresentação”, finaliza a aluna.

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373


 

GALERIA DE FOTOS