Poder Judiciário/Mídias/Notícias

ToadaLab é o nome do Laboratório de Inovação do Judiciário 

18/12/2020
Danielle Limeira

Som, movimento, ideias, encontro. Conceitos que definem o nome e a marca do novo Laboratório de Inovação do Judiciário do Maranhão: o ToadaLab. O laboratório – com estrutura física no Fórum de São Luís – está em fase de obras, com previsão de inauguração no dia 15 de janeiro de 2021. A unidade será utilizada exclusivamente para buscar soluções de desafios das atividades exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por meio da utilização de técnicas da inovação em governo. 

O Laboratório de Inovação do TJMA faz parte do Comitê de Gestão da Inovação, responsável em elaborar e implementar o programa de gestão da inovação no Poder Judiciário. No dia 3 de junho de 2020, o Pleno do TJMA referendou, em sessão plenária administrativa, a Resolução GP – 312020, assinada pelo presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, que instituiu o Comitê. 

A inovação é encarada pelo desembargador Lourival Serejo como uma das estratégias centrais da atual gestão. Ele acredita que com uma boa comunicação institucional, magistrados e servidores se sentirão estimulados a ousar de forma participativa, gerando ideias, conhecimentos e projetos bem sucedidos. 

"Estamos implementando a inovação do Judiciário e incrementando o avanço da tecnologia artificial, para proporcionar uma Justiça mais sofisticada e avançada. O Comitê de Inovação é a projeção da nossa administração para o futuro", diz o presidente. 

O Comitê de Gestão da Inovação do TJMA é coordenado pelo juiz Raimundo Bogéa (auxiliar da Presidência). A implantação do laboratório de inovação do TJMA é conduzida pelo juiz Ferdinando Serejo. 

O juiz Ferdinando Serejo explica que o projeto do ToadaLab foi desenvolvido após diversas visitas, presenciais e virtuais, a laboratórios de inovação de justiça espalhados pelo Brasil. “A ideia é ter um ambiente que estimule a criação, para que cada um possa participar de maneira igual, expondo sua ideia. A contribuição das pessoas nesse tipo de ambiente, com o uso do método correto e com a orientação de pessoas treinadas, tornará a ideia possível de acontecer”, frisa. 

MARCA

A marca do ToadaLab foi desenvolvida pelo designer Carlos E. Sales, assessor de comunicação do TJMA, que inspirado na tradição maranhense, da toada do bumba meu boi, elaborou o conceito da marca. "O ToadaLab será o local que reunirá pessoas, ideias, que juntas entoarão as transformações no Judiciário Maranhense", disse o designer. 

A marca traz elementos de movimento e dinamismo, típicos da música e dança presentes nas toadas de bumba meu boi; de ideias e pessoas, com uso da simbologia da nuvem de pensamento; e de alcance e multiplicação, em ondas expansivas de inspirações.

A marca também apresenta as cores utilizadas pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O laranja da inovação e infraestrutura, o amarelo das energias renováveis, o azul claro da paz e justiça, o azul escuro das parcerias pelas metas e o verde da saúde e qualidade de vida.

CAPACITAÇÃO

Nos meses de novembro e dezembro deste ano, 50 servidores do Judiciário estadual participaram de capacitação para tornarem-se laboratoristas que atuarão como facilitadores no ToadaLab. As oficinas foram organizadas pela empresa Judiciário Exponencial, especializada em fornecer treinamentos para preparar as instituições e pessoas para a justiça do futuro e idealizada pelo CEO Ademir Piccoli.

Os candidatos a laboratoristas receberam treinamentos para aprimorar os serviços da Justiça, estimular novas ideias, experimentar e descobrir soluções para processos de trabalho no Poder Judiciário do Maranhão de forma colaborativa, multidiciplinar e criativa.

Dentre as metodologias que vão ser utilizadas está o "Design Thinking", metodologia centrada na experiência do usuário, que atende às necessidades de forma criativa e por meio da colaboração dos participantes com especialidades diversificadas. O método está dividido nas etapas de imersão, ideação e prototipagem, propicia um entendimento holístico dos problemas e a geração e teste de ideias inovadoras. 
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS