Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inovações na justiça digital são tema de curso para magistratura

Inscrições abertas para juízes e juízas do TJMA até 7 de abril

Publicado em 1 de Abr de 2024, 9h00. Atualizado em 2 de Abr de 2024, 22h10
Por Ascom ESMAM

Novas tecnologias, Inteligência Artificial (IA), eficiência nos processos judiciais, gestão judicial mais eficaz, acessibilidade, transparência. Estas realidades, cada vez mais próximas da rotina de quem faz a justiça, serão temas do curso de Justiça Digital Inovadora, promovido pela primeira vez pela Escola Superior da Magistratura do (ESMAM), para fins de vitaliciamento e promoção na carreira de magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Inscreva-se AQUI de 1º a 7 de abril.   

A capacitação será realizada na plataforma EAD ESMAM, mas com aulas ao vivo (veja o cronograma abaixo) de 15 a 30 de abril (20 horas-aula). O objetivo é dotar as unidades judiciárias com ações voltadas à inovação do sistema de justiça e efetividade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando maior efetividade na prestação dos serviços ofertados à sociedade.

CRONOGRAMA DAS AULAS AO VIVO (SÍNCRONAS)

18/4 (quinta-feira) - 15h às 17h

19/4 (sexta-feira) - 15h às 17h

26/4 (sexta-feira) - 15h às 17h

 

ABORDAGEM INOVADORA

Na opinião do juiz João Valério de Moura Junior, que atuará como formador da ESMAM, pandemia da COVID-19 não apenas impactou a saúde e a economia global, mas também impôs desafios significativos ao sistema de justiça, que precisou se adaptar rapidamente a um mundo, definido como Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA). Diante desse cenário, o Poder Judiciário adotou novas tecnologias e busca aprimorar seus integrantes no uso dessas novas ferramentas.

“O estudo da IA e a adoção de abordagens inovadoras no contexto judiciário são de suma importância para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e melhorar a prestação de serviços judiciais, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU”, comenta.

O magistrado esclarece que a inovação e a cocriação têm sido fundamentais na transformação do Poder Judiciário para atender às demandas, contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais ágil, acessível e orientado para o usuário.

“A magistratura está sendo desafiada a pensar fora da caixa, a explorar novas abordagens e a colaborar com outras partes interessadas, incluindo a sociedade civil, para criar soluções que atendam às necessidades do usuário de forma mais eficaz e eficiente”, conclui.

SOBRE O FORMADOR

João Valério de Moura Junior é juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), membro do Grupo Operacional do Centro de Inteligência e Laboratório de Inovação, mestre em Direitos Fundamentais, com especialização em Direito Público e em Jurisdição Inovadora. Tem certificação FOFO nível I, II e Tutoria.

ACESSE O CONTEÚDO DO CURSO

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS