Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inovações na justiça digital são tema de curso para magistratura

Inscrições abertas para juízes e juízas do TJMA até 7 de abril

01/04/2024
Ascom ESMAM

Novas tecnologias, Inteligência Artificial (IA), eficiência nos processos judiciais, gestão judicial mais eficaz, acessibilidade, transparência. Estas realidades, cada vez mais próximas da rotina de quem faz a justiça, serão temas do curso de Justiça Digital Inovadora, promovido pela primeira vez pela Escola Superior da Magistratura do (ESMAM), para fins de vitaliciamento e promoção na carreira de magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Inscreva-se AQUI de 1º a 7 de abril.   

A capacitação será realizada na plataforma EAD ESMAM, mas com aulas ao vivo (veja o cronograma abaixo) de 15 a 30 de abril (20 horas-aula). O objetivo é dotar as unidades judiciárias com ações voltadas à inovação do sistema de justiça e efetividade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando maior efetividade na prestação dos serviços ofertados à sociedade.

CRONOGRAMA DAS AULAS AO VIVO (SÍNCRONAS)

18/4 (quinta-feira) - 15h às 17h

19/4 (sexta-feira) - 15h às 17h

26/4 (sexta-feira) - 15h às 17h

 

ABORDAGEM INOVADORA

Na opinião do juiz João Valério de Moura Junior, que atuará como formador da ESMAM, pandemia da COVID-19 não apenas impactou a saúde e a economia global, mas também impôs desafios significativos ao sistema de justiça, que precisou se adaptar rapidamente a um mundo, definido como Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA). Diante desse cenário, o Poder Judiciário adotou novas tecnologias e busca aprimorar seus integrantes no uso dessas novas ferramentas.

“O estudo da IA e a adoção de abordagens inovadoras no contexto judiciário são de suma importância para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e melhorar a prestação de serviços judiciais, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU”, comenta.

O magistrado esclarece que a inovação e a cocriação têm sido fundamentais na transformação do Poder Judiciário para atender às demandas, contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais ágil, acessível e orientado para o usuário.

“A magistratura está sendo desafiada a pensar fora da caixa, a explorar novas abordagens e a colaborar com outras partes interessadas, incluindo a sociedade civil, para criar soluções que atendam às necessidades do usuário de forma mais eficaz e eficiente”, conclui.

SOBRE O FORMADOR

João Valério de Moura Junior é juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), membro do Grupo Operacional do Centro de Inteligência e Laboratório de Inovação, mestre em Direitos Fundamentais, com especialização em Direito Público e em Jurisdição Inovadora. Tem certificação FOFO nível I, II e Tutoria.

ACESSE O CONTEÚDO DO CURSO

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS