Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM é finalista do prêmio nacional de inovação J.Ex

A instituição concorre no eixo Projetos/Iniciativas, na categoria escolas judiciais e da magistratura com o projeto ESMAM Itinerante 

Publicado em 8 de Out de 2025, 9h00. Atualizado em 7 de Out de 2025, 9h48
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão é finalista da 6ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex), com o projeto ESMAM Itinerante, na categoria “escolas judiciais”. A seleção considera os melhores projetos/iniciativas em contexto de capacitação e iniciativas educacionais que agreguem valor ao seu ecossistema e promovam avanços em desenvolvimento pessoal. 

A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de novembro de 2025 em Brasília, em endereço a ser informado aos finalistas.

O projeto ESMAM Itinerante concorre no eixo Projetos/Iniciativas, por sua proposta inovadora de ampliar e descentralizar o acesso à capacitação e formação judicial nas diversas comarcas do interior do Maranhão, instalando periodicamente a sede da escola em localidades longínquas e promovendo atividades formativas presenciais. 

Para a diretora da escola da magistratura, desembargadora Sônia Amaral, a iniciativa cumpre o propósito de levar a instituição para além da capital e, mais do que capacitar, criar um sentimento de pertencimento, aproximando a Justiça da realidade de cada região. "O ESMAM Itinerante mostra que é possível democratizar o conhecimento e valorizar a cultura local ao mesmo tempo”, reforça.

Desde a implantação do projeto, em julho de 2024, cursos e eventos beneficiaram as comarcas de: ImperatrizBom Jardim, Buriticupu, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Vitória do Mearim, Zé Doca, Arari, Viana, Codó, Caxias, Matões, Timon, Itapecuru- Mirim, Vargem Grande, Anajatuba, Santa Rita, Urbano Santos, Humberto de Campos, Morros, Barreirinhas, Dom Pedro, Presidente Dutra, Tuntum, Barra do Corda, Esperantinópolis, Joselândia, Igarapé Grande, Pedreiras,  Cantanhede, São Mateus, Timbiras e Coroatá.

Na edição anterior do J.Ex , a ESMAM concorreu com o projeto FORMAR, que inovou ao introduzir a Matriz Eisenhower como método para priorização das demandas de formação da magistratura e profissionais do Judiciário.

PRÊMIO

O Prêmio de Inovação J.Ex tem o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito o ecossistema de Justiça, bem como promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício à sociedade.

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

 Instagram: @esmam_tjma 

Facebook: @esmam.tjma 

Youtube: @eadesmam 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Telefone: (98) 2055-2800 

 

GALERIA DE FOTOS