Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedor da Justiça conclui visitas a comarcas da Baixada

Publicado em 3 de Out de 2025, 17h51. Atualizado em 3 de Out de 2025, 18h00
Por ASSCOM CGJ

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) encerrou, nesta semana, mais uma etapa de visitas técnicas às comarcas do interior do Estado. Nos dias 1º e 2 de outubro, o corregedor-geral, desembargador José Luiz Almeida, finalizou a agenda na região da Baixada, passando por Guimarães, Bacuri, Cururupu, Mirinzal e Cedral. Em agosto, o magistrado já havia visitado outras 15 comarcas da mesma região.

A itinerância começou por Guimarães, onde a unidade tem como titular, desde maio, o juiz George Kleber, que também responde pela Comarca de Mirinzal. Atualmente, Guimarães conta com um acervo de 785 processos, e pontua nos índices de violência doméstica, medidas protetivas e ações penais. O corregedor parabenizou o magistrado pelo trabalho desenvolvido e reforçou a importância da atenção às Metas 1 e 4 do Poder Judiciário.

Corregedor-geral, des. José Luiz Almeida em reunião com o juiz George Kleber em Guimarães.

Em Mirinzal, onde o juiz George Kleber passou a responder em 17 de setembro, acompanhado da secretária judicial Thalytta Lindoso, também foram discutidas as metas e os índices da unidade. A comarca demanda especial atenção aos processos de violência doméstica, às ações penais e aos processos monitorados.

Na visita a Bacuri, a equipe foi recepcionada pela secretária Simone Pinheiro, que apresentou o quadro funcional da unidade e destacou a necessidade de reforço no corpo de servidores(as) para alcançar melhores resultados. O corregedor ressaltou a importância de priorizar os processos relacionados às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Corregedor-geral, des. José Luiz Almeida em reunião com o juiz titular André Gomes.

Em Cururupu, o juiz titular André Francisco Gomes de Oliveira, que está à frente da comarca desde dezembro de 2024, apresentou um balanço positivo. A unidade vem obtendo excelentes resultados, com destaque para o cumprimento das medidas protetivas, que vêm sendo efetivadas em menos de 24 horas. A meta local é garantir a execução em até 8 horas, índice que já vem sendo alcançado.

“A Corregedoria acompanha de perto esses números e aproveito a visita para parabenizar Cururupu pelos excelentes resultados. É fundamental dar esse retorno à sociedade, e o cumprimento das medidas protetivas dentro desse prazo fixado pela própria unidade é um grande exemplo”, destacou o desembargador José Luiz Almeida.

Encerrando a itinerância, em Cedral, o corregedor e sua equipe reuniram-se com a secretária Lúcia Mohana e os servidores(as) da comarca. A unidade, atualmente sob responsabilidade do juiz André Francisco desde setembro, ainda não possui um novo juiz titular, mas vem apresentando bom desempenho e cumprindo parte significativa das metas, o que também foi reconhecido e elogiado pelo corregedor.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS