Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto "Produtividade Extraordinária" é premiado no Expojud internacional

Apresentação do juiz Ferdinando Serejo Sousa, do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação da CGJ-MA, conquista 3º lugar de melhor caso

Publicado em 7 de Ago de 2025, 12h15. Atualizado em 7 de Ago de 2025, 12h27
Por Helena Barbosa

Projeto da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) foi premiado durante o "Expojud X - USA 2025", evento realizado em Orlando, no Estado da Florida – EUA, de 4 a 8 de agosto de 2025, com a participação de juristas de todo o mundo, reunidos em torno do debate de temas relacionados à transformação digital na Justiça.

O juiz Ferdinando Serejo Sousa, membro do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação da CGJ-MA, conquistou o terceiro lugar na apresentação do Projeto “Produtividade Extraordinária” como melhor caso avaliado, entre 17 projetos inscritos no evento internacional.

A apresentação  do juiz - “Pessoas, Gestão e Dados: como o projeto 'Produtividade Extraordinária' acelerou a tramitação processual no Maranhão” - foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6.

PRODUTIVIDADE EXTRAORDINÁRIA

Na apresentação, o juiz informou que o projeto foi criado no ano passado pela Corregedoria do Judiciário maranhense, para impulsionar o andamento dos processos, diante do alto volume de demanda acumulada, sem movimentação, nas unidades judiciais do Maranhão. 

No mês de agosto de 2024, o índice de congestionamento processual acusava a existência de 59.033 processos parados nas secretarias judiciais, aguardando a prática de atos para ter seguimento.

Para contornar essa situação crítica,  a CGJ-MA instituiu o Projeto “Secretaria Extraordinária”, por meio do Provimento nº 42/2024, do qual o juiz Ferdinando Serejo é coordenador.

Juiz Ferdinando Serejo Sousa, coordenador do eixo "Secretaria Extrarodinária" e palestrante exibe prêmio do Expojud

EIXOS DO PROJETO 

Com os resultados positivos obtidos pela iniciativa junto às comarcas, o projeto foi expandido e agregou, posteriormente,  os eixos de “Juiz Extraordinário”, “Analista Extraordinário “e “Oficial de Justiça Extraordinário”, com a adesão de 17 juízes e juízas e 79 servidores e servidoras, entre analistas judiciários, técnicos e oficiais de Justiça.

Segundo os dados apresentados na Expojud, o "Secretaria Extraordinária"resultou em 15.176 movimentações nos processos, sendo 3.078 delas de resolução dos processos. Na área de empréstimos consignados,  foram praticadas 126.610 movimentações, com 344 tarefas executadas, que resultaram em 16.896 baixas processuais.

Por meio desse projeto, a Corregedoria buscou atender às metas nacionais e indicadores estratégicos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça, para a Justiça estadual e concorre ao Prêmio “CNJ de Qualidade” do ano de 2025.

RESULTADOS OBTIDOS

Dentre os resultados obtidos com a execução do projeto, o juiz destacou o aumento da efetividade e confiança no Judiciário; e a prestação mais célere da Justiça à população maranhense. Serejo ressaltou, ainda, a redução média de um ano e 40 dias na duração do trâmite dos processos de feminicídio, e de um ano nos processos de violência doméstica e de um ano e 15 dias nas ações penais.

Na mensagem final aos participantes da Expojud, o juiz enfatizou que, quando o Judiciário promove a administração de estatísticas processuais, aliadas à gestão estratégica dos serviços e das pessoas, o resultado é a jurisdição efetiva e eficiente da Justiça.

“Dos 17 projetos apresentados (na Expojud), entre 14 e 15 envolviam Inteligência Artificial (IA). Mas não falei disso. Falei da junção da gestão de dados corretos, gestão com foco e escopo e das pessoas certas. E é isso que o projeto faz”, declarou Ferdinando Serejo.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br
        

GALERIA DE FOTOS