Dando continuidade ao projeto “Assédio aqui não. Denuncie!”, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1° e 2° Graus do Poder Judiciário do Maranhão promoveu uma programação preventiva, informativa e restaurativa na Comarca de Chapadinha, no período de 23 a 25 de julho.
A atividade foi realizada em parceria com o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejur), que promoveu o Círculo de Construção de Paz com os servidores e servidoras da Comarca. A iniciativa integra o projeto Justiça Restaurativa nas Instituições: Dialogando com o Tribunal de Justiça do Maranhão, que busca disseminar a cultura de paz e as práticas restaurativas no âmbito do Poder Judiciário maranhense.
O projeto fomenta a escuta ativa, o reconhecimento das trajetórias e o compartilhamento de experiências, contribuindo para o bem-estar dos profissionais, o fortalecimento das relações interpessoais e a construção de um ambiente de trabalho mais respeitoso, saudável e colaborativo.
A ação foi conduzida pela presidente da Comissão de Assédio de 2º Grau, desembargadora Márcia Chaves, juntamente com a juíza Isabella Lago, o servidor Fábio Marcelo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA), George de Jesus — todos membros da Comissão de 2º Grau —, além da psicóloga Cecília Caminha e dos facilitadores do Nejur: Lígia Fernanda Abreu Pestana, Jusa Pacheco Dias e Hugo Mendes Leonardo.
RODA DE CONVERSA
No dia 24, a desembargadora Márcia Chaves participou de uma roda de conversa com servidores, servidoras, colaboradores, colaboradoras e o diretor do Fórum, juiz Cristiano Regis César da Silva. Acompanhada da equipe já mencionada, a atividade promoveu troca de experiências, esclarecimentos e uma dinâmica de sensibilização sobre o enfrentamento ao assédio, com foco na prevenção por meio da informação.
Na ocasião, a desembargadora destacou: "saber reconhecer se uma situação configura assédio no ambiente de trabalho para poder denunciar é de extrema importância. A Comissão de Assédio tem sua relevância, tanto por suas campanhas de prevenção, como por ser um canal de recebimento de notícias de assédio".
As atividades tiveram resultados positivos e foram bem acolhidas por servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras, refletindo positivamente na construção de um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e colaborativo.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023