Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Acompanhe a entrega do Prêmio Luizão a partir de 9h

Premiação reconhecerá projetos antidiscriminatórios de servidores/as, magistrados/as e de escolas públicas

Publicado em 21 de Mar de 2025, 7h54. Atualizado em 21 de Mar de 2025, 8h17
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, realiza, nesta sexta-feira (21/3), a cerimônia de entrega da IV edição do Prêmio Luiz Alves Ferreira - Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação. A solenidade ocorrerá no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), a partir das 9h, com transmissão ao vivo por meio do canal do TJMA no Youtube:

A iniciativa, que dá início às celebrações dos cinco anos do Comitê de Diversidade, tem como objetivo reconhecer projetos com temáticas antidiscriminatórias dentro dos eixos da Política de Diversidade do Poder Judiciário do Maranhão, realizados por magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estudantes e professores e professoras do do Ensino Médio em escolas públicas. Desta forma, a premiação abrange as categorias Público Interno (magistrados e servidores) e Público Externo (escolas públicas).

A Coordenadora do Comitê, juíza Elaile Carvalho, ressaltou que a premiação é uma importante ação afirmativa do Comitê, na busca do fortalecimento às práticas antidiscriminatórias dentro e fora do Judiciário maranhense.

PREMIAÇÃO

Na categoria “Público Interno” serão contemplados com um smartphone, os três primeiros colocados na categoria Servidor(a); Na categoria Magistrado(a), também serão contemplados com um smartphone os três primeiros colocados. Totalizando 6 (seis) smartphones.

Estudantes e professores(as) vencedores(as) na categoria “Público Externo” serão contemplados com um tablet, até 10 alunos de cada uma das três escolas vencedoras; Três membros(as) da escola vencedora do primeiro lugar serão contemplados com três smartphones; Dois membros(as) da vencedora em segundo lugar com dois smartphones, e um(a) membro(a) do terceiro lugar com um smartphone, totalizando 30 tablets e 6 (seis) smartphones.

PREMIADOS

PÚBLICO INTERNO - SERVIDORES

1º LUGAR
Nome: Edla Maria Batista Ferreira
Setor: Cemulher TJMA
Cargo: Analista Judiciária-Psicóloga
Título da Prática: PROGRAMA HOMEM CONSCIENTE
Resumo: O Programa foca no engajamento de homens no enfrentamento à violência contra as mulheres e proporciona a reflexão nas relações de gênero e combate a violência doméstica.

2º LUGAR
Nome:
Josemary Andrade de Almeida
Setor: Cemulher TJMA
Cargo: Analista Judiciária – Assistente Social
Título da Prática: PROGRAMA VALORIZA MULHER
Resumo: A prática reconhece empresas que realizam ações e/ou projetos de enfrentamento às violências contra as mulheres e de garantias dos seus direitos.

3º LUGAR
Nome: Maysa Lima Sá
Setor: Comarca de São Francisco do Maranhão - MA
Cargo: Técnica Judiciária
Título da Prática: PROJETO “GRUPO REFLEXIVO PARA HOMENS: uma reflexão sobre a sua atuação na sociedade, papéis familiares e conflitos de convivência.
Resumo: Trabalha a formação de grupos para homens com medidas protetivas de urgência vigentes - indicados pelo CRAS e Ministério Público - ou aqueles que busquem apoio espontaneamente.

PÚBLICO INTERNO - MAGISTRADOS

1º LUGAR
Nome: Alexandre Magno Nascimento de Andrade
Setor: Titular da 1ª Vara da Comarca de Grajaú
Cargo: Juiz
Título da Prática: PROJETO LOJINHA SOLIDÁRIA
Resumo: Idealizado pelo magistrado e servidores(as) da 1ª Vara da Comarca de Grajaú, tem entre o público crianças indígenas.

2º LUGAR
Nome: Mirella Cezar Freitas
Setor: 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim/MA
Cargo: Juíza de Direito
Título da Prática: MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+: tenha orgulho de ser quem és
Resumo: O projeto promove o respeito por todas as orientações sexuais e identidades de gênero e incentiva a empregabilidade da população LGBTQIA+.

3º LUGAR
Nome: Alessandro Arrais Pereira
Setor: Titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Açailândia
Cargo: Juiz
Título da Prática: PROJETO QUERO SER ASSIM…
Resumo: A prática leva o conhecimento sobre diversas profissões a adolescentes de 14 a 15 anos da rede pública municipal de ensino e aborda, entre outros temas, o capacitismo e o etarismo.

PÚBLICO EXTERNO

1º LUGAR
Nome: Michele Aline Cordeiro de Sousa
Escola: Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira - São Luís
Cargo: Professora
Título da Prática: CINEMAS NA DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Resumo: O projeto alia técnicas cinematográficas à importância de usar essas ferramentas para transformar a forma como a sociedade enxerga e entende as questões raciais com envolvimento das escolas no contexto quilombola.

2º LUGAR
Nome: Anna Kelly Diniz Pires
Escola: IEMA São Vicente Férrer - MA
Cargo: Professora
Título da Prática: PROJETO RAÍZES: promovendo uma educação antirracista no ambiente escolar a partir do resgate de memórias, trajetórias e vozes silenciadas em São Vicente Férrer/MA
Resumo: Foca na valorização da história e cultura afro-brasileira, por meio de entrevistas, digitalização de documentos históricos e organização de oficinas culturais.

3º LUGAR
Nome: Leandro Costa Sobrinho
Escola: IEMA Pleno Sousândrade - São Luís
Cargo: Professor
Título da Prática: DESENVOLVIMENTO DE UMA MÁQUINA DISPENSADORA DE ABSORVENTES ESCOLARES UTILIZANDO ARDUINO UNO
Resumo: O projeto aborda a falta de acesso a produtos de higiene feminina, um problema que afeta diretamente a permanência de alunas em escolas públicas. O equipamento garante a segurança e eficiência na distribuição de absorventes.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS