O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, promoveu, no dia 11 de setembro, palestras formativas sobre o combate ao bullying no ambiente escolar, direcionadas a estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Centro Histórico.
A programação ocorreu nos turnos matutino e vespertino e foi transmitida simultaneamente às salas da instituição pelo canal do IFMA no YouTube, alcançando mais de 400 pessoas de forma presencial e on-line, além de registrar 841 novos inscritos no canal durante a realização do encontro.
A juíza coordenadora do Comitê de Diversidade do TJMA, Elaile Carvalho, destacou a relevância do evento e a necessidade de ações permanentes de enfrentamento às práticas discriminatórias.
“É com grande satisfação que o Comitê de Diversidade do TJMA participa deste importante evento promovido pelo IFMA. Espaços como este reafirmam o compromisso coletivo de enfrentarmos todas as formas de violência simbólica, preconceito e exclusão, que infelizmente ainda marcam a vida de muitas pessoas. Combater o bullying, a gordofobia, a LGBTfobia, o racismo e todas as formas de preconceito é afirmar que a diversidade é um direito e o respeito, um dever”, enfatizou.
ESCOLA COMO AMBIENTE DE DIÁLOGO
Durante as palestras, a juíza Elaile Carvalho e os servidores Bianca Bezerra, Luciano Vilar e Wilson Carvalho abordaram as tipificações do bullying e a criminalização de determinadas práticas, promovendo reflexões sobre o tema. Estudantes também compartilharam vivências relacionadas ao enfrentamento do bullying no ambiente escolar e no cotidiano.
A aluna do primeiro ano do curso de Artes Visuais, Sâmarah Emilly Pinheiro, destacou: “nunca estaremos dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade. Tentar agradar a estes padrões é algo doentio. Nunca deixaremos de ser julgados”.
A diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Rosana Alves, agradeceu a parceria com o Comitê de Diversidade e ressaltou a importância da ação.
“Por sermos uma instituição de educação e ensino, entendemos a relevância do caráter pedagógico desse evento no sentido de instruir nossos alunos e servidores para atitudes preventivas ao bullying e estimular uma cultura de paz”, afirmou.
Ao final da atividade, foram sorteadas camisas com mensagens de combate ao racismo e à LGBTfobia entre os participantes.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023