Equipes de trabalho das varas, juizados especiais e turmas recursais do Maranhão já dispõem do Manual "Orientações para as Unidades Judiciais de 1º grau: Gabinete e Secretaria Judicial", oferecido para consulta pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, no Portal do Poder Judiciário.
Esta é a segunda publicação produzida pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação e da CGJ-MA, e disponibilizada às unidades da Justiça de 1º Grau , com a finalidade de orientar sobre o cotidiano dos serviços judiciários. Anteriormente, foi lançado o manual "Diretrizes para Elaboração de Plano Tático".
O material pode ser utilizado no cotidiano das equipes, contribuindo para a gestão estratégica das unidades judiciais e para a melhoria dos serviços praticados pelas secretarias e gabinetes, de modo mais eficiente, rápido e produtivo.
PROJETO CENTRAL DE ANÁLISE DE DESEMPENHO
O manual foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento e Inovação, em conjunto com a Divisão de Inovação, Projetos e Assuntos Legislativos, da Divisão de Gestão e Controle de Acervo, com a colaboração de servidoras e servidores da SEJUD de São Luís, e de unidades das áreas cível, criminal, fazenda pública, infância e juventude e família.
Essa iniciativa resultou do projeto da Central de Análise de Desempenho (CAD), criado pelo Provimento nº 34/2024, e tem como um de seus principais objetivos oferecer diretrizes às unidades judiciais, para otimizar o desempenho no cumprimento das metas e na agilidade processual.
O documento apresenta instruções para otimizar o fluxo de trabalho nos gabinetes e secretarias, com foco em temas e rotinas selecionadas nas diversas unidades e aborda as melhores práticas de gestão.
GESTÃO EFICAZ
Também reúne atos, documentos e normas jurídicas aplicáveis ao Poder Judiciário e informações sobre gestão de pessoas e de processos, passo inicial para implementação de uma gestão eficaz.
O documento inclui orientações sobre o uso de sistemas e a execução de rotinas de serviço, visando uniformizar procedimentos e aprimorar a eficiência operacional das unidades judiciais, tornando o trabalho cotidiano mais prático e estruturado.
Tem partes dedicadas às noções sobre “Gestão Judicial”; “Acompanhamento das metas e critérios do Prêmio CNJ de Qualidade” e “Acesso aos principais sistemas estaduais e nacionais utilizados pelas unidades judiciais”.
A elaboração do texto do manual contou com a colaboração da equipe formada por Anna Luísa Baima do Amaral; Hayla Castelo Branco; Juliana de Sousa Frazão; Máira Azevedo da Cruz Vidal e Thalys Hermes do Rego.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br