Durante os dias 4 e 5 de junho, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/Tjma) promoveu a “Oficina de Construção do Plano de Ação Integrado da Rede de Atendimento às Mulheres de Balsas e região”, voltada aos profissionais de instituições públicas e organizações da sociedade civil que compõem a Rede de enfrentamento às violências contra as mulheres.
O presidente da Cemulher, desembargador Cleones Cunha, esteve presente na abertura do evento, que teve como objetivo fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da região, por meio do aprimoramento dos processos de trabalho, capacitação, comunicação, articulação e fomento à implementação do Protocolo da Rede.
Ministrada pela ouvidora da Mulher, Danyelle Bitencourt e pela psicóloga da equipe multidisciplinar da Cemulher, Edla Ferreira, a oficina foi responsável por garantir a socialização de conhecimentos e compartilhamento de experiências, com a participação ativa dos profissionais em dinâmicas, debates e trabalhos em grupo. Ao final do encontro, foi elaborado o Plano de Ação Integrado da Rede de Atendimento às Mulheres de Balsas e região 2024/2025, que será implementado pelas instituições integrantes da Rede.
Também estiveram presentes, o juiz Pedro Henrique Pascoal; o juiz titular da 5a Vara da Comarca de Balsas, Alexandre Sabino Meira; o Defensor Público, Samuel de Sousa Zacarias; e a promotora Hortênsia Cavalcante.
Participaram da oficina, profissionais do judiciário, do Ministério Público, Defensoria, Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, Assistência Social, Casa Abrigo, Conselheiras Tutelares, Saúde, OAB-Comissão de Direitos Humanos, Departamento da Mulher, Câmara Municipal, Casa das Marias, Sindicatos dos Trabalhadores (SINTEEBA) e Cruz Vermelha. Além de profissionais dos termos judiciários de Nova Colinas, Tasso Fragoso e Fortaleza dos Nogueiras e estudantes.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023