Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Coordenadoria da Mulher promove diálogo com comunidade do bairro Itapera

A ação integra as atividades de mobilização e sensibilização do "Agosto Lilás"

Publicado em 18 de Ago de 2025, 12h00. Atualizado em 18 de Ago de 2025, 11h36
Por Ascom/TJMA

No dia 13 de agosto, mês em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, realizou, na União de Moradores do Bairro Itapera, mais uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, integrando a programação de atividades do “Agosto Lilás”.

O diálogo, com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres, aconteceu a convite da analista de relações comunitárias da Alumar, Priscilla Santos, e teve a mediação da psicóloga Ericka Nascimento e da analista judiciária Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher.

Foram discutidos, com a participação ativa das pessoas presentes, a desigualdade de gênero, o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais existentes de denúncias.

A Alumar é uma das empresas participantes do programa “Valoriza Mulher”, criado em 2019 pela Coordenadoria com o intuito de estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo.

Ao final da atividade foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.

A foto foca em uma mulher mais velha, com os cabelos grisalhos presos em um rabo de cavalo. Ela está sentada em uma cadeira branca, usando uma blusa de estampa colorida e segurando um pequeno folheto informativo na cor rosa. O folheto é um "VIOLENTÔMETRO", que indica os níveis de violência, e a mulher o lê com atenção. A imagem é cortada e não mostra seu rosto. Ao fundo, vemos outras pessoas sentadas em cadeiras, mas desfocadas, com a mulher em primeiro plano.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde o ano de 2014, tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha, lei nº 11.340/2006, em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A foto é de um grupo de cerca de trinta pessoas, entre homens, mulheres e crianças, reunidas dentro de um salão. A maioria está em pé, em duas ou três fileiras, e algumas pessoas estão agachadas ou sentadas na frente. O grupo posa para a foto e sorri para a câmera. Ao fundo, as paredes são brancas e há cartazes e banners. Os mesmos banners da primeira imagem estão visíveis: o de "SEJA BEM VINDO" no centro, com o logotipo do aperto de mãos, o cartaz vermelho "VARA DA MULHER", à esquerda, e o cartaz da "ALUMAR", à direita. No teto, é possível ver as vigas de madeira e alguns ventiladores de parede.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS