Com o intuito de debater as formas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher/TJMA) realizou mais uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, na Unidade de Educação Básica Cleonice Lopes, no bairro Itapera, em São Luís.
Presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, a Cemulher busca estimular ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero, dentro e fora do âmbito do Poder Judiciário.
A ação ocorreu no dia 17 de setembro, a convite de Priscilla Santos, analista de relações comunitárias da Alumar (empresa parceira da Cemulher no programa Valoriza Mulher) e Geni Sousa de Jesus, gestora da referida unidade de ensino. O debate foi mediado pela psicóloga Ericka Nascimento e pela servidora Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Coordenadoria da Mulher.
Foram discutidas temáticas como a desigualdade de gênero, o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncias, com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra a mulher.
Ao final da atividade foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher do TJMA desde o ano de 2014, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2024