Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Coordenadoria da Mulher do TJMA dialoga com mães e alunas em escola de São Luís

A ação integra o programa Maria da Penha no Cotidiano

Publicado em 30 de Set de 2025, 11h37. Atualizado em 30 de Set de 2025, 11h38
Por Ascom/TJMA

Com o intuito de debater as formas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher/TJMA) realizou mais uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, na Unidade de Educação Básica Cleonice Lopes, no bairro Itapera, em São Luís.

Presidida pelo desembargador Cleones Seabra Carvalho Cunha, a Cemulher busca estimular ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero, dentro e fora do âmbito do Poder Judiciário.

A ação ocorreu no dia 17 de setembro, a convite de Priscilla Santos, analista de relações comunitárias da Alumar (empresa parceira da Cemulher no programa Valoriza Mulher) e Geni Sousa de Jesus, gestora da referida unidade de ensino. O debate foi mediado pela psicóloga Ericka Nascimento e pela servidora Amanda Rolim, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Coordenadoria da Mulher.

Esta imagem também mostra a mesma sala de aula cheia, mas com a oradora um pouco mais à esquerda e de frente para a audiência, de perfil. A oradora, com cabelos castanhos escuros, veste uma camiseta polo branca e calças escuras, e segura um microfone escuro na mão. Ela está virada para a direita, em direção ao público, fazendo contato visual com as participantes.  As duas fileiras de carteiras azuis estão cheias de mulheres e meninas de diferentes idades. A maioria das meninas e adolescentes nas fileiras centrais e de trás está vestindo as mesmas camisetas brancas com detalhes em vermelho, indicando um uniforme. As mulheres adultas estão sentadas nas laterais e na frente. Todos estão sentados atentamente, olhando para a oradora. A luz da sala, vinda das lâmpadas fluorescentes no teto, é clara e ilumina o ambiente. O ventilador de parede e as janelas de madeira fechadas ao fundo são visíveis, assim como na imagem anterior. A atmosfera sugere um evento de palestra, seminário ou aula.

Foram discutidas temáticas como a desigualdade de gênero, o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/2006), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncias, com foco na prevenção e enfrentamento às violências contra a mulher. 

Ao final da atividade foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher do TJMA desde o ano de 2014, o programa “Maria da Penha no Cotidiano” tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS