A solenidade de posse do novo defensor-geral do Maranhão, o defensor público Gabriel Furtado, contou com a participação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), “duplamente” representado, pelo presidente licenciado do Tribunal e governador interino Paulo Velten e pelo desembargador Ronaldo Maciel, no ato, representando oficialmente a Corte estadual. A cerimônia aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís.
Gabriel Furtado assume a gestão da DPE/MA para o biênio 2022/2024, em substituição ao ex-defensor-geral, Alberto Bastos. Desde 2009, Gabriel Furtado integra os quadros da Defensoria maranhense. Ele assume a nova missão, após quatro anos como subdefensor-geral do Estado.
O governador Paulo Velten falou sobre a importância da Defensoria Pública para a garantia do acesso das pessoas mais vulneráveis à Justiça. “Eu me coloco aqui duplamente: na condição de presidente do Tribunal, embora agora provisoriamente no Governo do Estado. Nós sabemos do papel da Defensoria Pública, ela vem realizando um papel fundamental de proximidade da sociedade com as instituições do sistema de Justiça, assegurando os direitos fundamentais, essa pauta civilizatória que é tão cara para todos nós”, afirmou o governador interino.
O novo defensor-geral do Maranhão obteve 180 votos e foi o candidato mais votado da lista tríplice encaminhada ao chefe do Poder Executivo Estadual, que, respeitando a vontade da maioria dos defensoras e defensores do Maranhão, confirmou o seu nome para o cargo.
Natural de Pernambuco, mas há 13 anos radicado no Maranhão, o defensor Gabriel Santana Furtado Soares assume a DPE/MA após profícua atuação em outras atividades da Defensoria, como o Núcleo Itinerante (atual Núcleo de Direitos Humanos) e de Defesa da Criança e do Adolescente.
“A Defensoria Pública no Maranhão já se consolidou como uma instituição republicana que tem assegurado acesso, sobretudo, dos segmentos mais carentes da sociedade à Justiça. O Gabriel vem com essa mentalidade pronta, é um servidor do quadro, de carreira, dedicado, e a nossa expectativa é muito grande. Espero que ele consiga dar sequência a esse belíssimo trabalho que foi desenvolvido pelo defensor Alberto Bastos”, pontuou Paulo Velten.
CORREGEDORIA DA DEFENSORIA PÚBLICA
Representando o presidente em exercício do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, o 2º vice-presidente do TJMA, desembargador Marcelino Everton, prestigiou a posse do novo corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), o defensor público Aldy Mello de Araújo Filho, dos subdefensores Cristiane Marques Mendes (1ª subdefensora-geral) e Paulo Rodrigues da Costa (2º subdefensor-geral) e equipe de apoio da administração superior para a gestão do Biênio 2022/2024, nesta quinta-feira (1º), no auditório da nova sede da DPE/MA.
A Corregedoria-Geral da Defensoria Pública é o órgão encarregado da orientação e fiscalização da atividade funcional e da conduta pública dos defensores e defensoras públicas quanto à prestação de um atendimento de qualidade e que atenda às obrigações funcionais previstas na Lei Complementar Estadual nº 19/94.
Com informações do Governo do Maranhão
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4373