Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Novo presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) faz sua primeira reunião

Publicado em 31 de Mai de 2022, 12h59. Atualizado em 31 de Mai de 2022, 13h40
Por Ascom/TJMA

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão(CPSI), desembargador José de Ribamar Castro, realizou reunião na Diretoria de Segurança Institucional, no Centro Administrativo do TJMA.

O encontro, que marcou o início dos trabalhos da Comissão, apresentou a nova composição da CPSI e Fundo Especial de Segurança dos Magistrados(Funseg), do biênio 2022-2024. 

Entre os assuntos abordados, ocorrências envolvendo a segurança institucional, e apresentação da estrutura de funcionamento da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar (DSIGM).

A Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão tem a missão de promover as condições de segurança para que magistrados e servidores possam desempenhar o pleno exercício de suas atribuições, garantindo a efetividade da prestação jurisdicional.

O presidente da CPSI destacou a importância do colegiado, e que é perceptível o avanço na estrutura da segurança, além do comprometimento do conselho de gerir os recursos de maneira eficiente e alinhados às necessidades. 

COMPOSIÇÃO DA CPSI  

De acordo com a Portaria PORTARIA-TJ  2380/2022, ficam designados como membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio 2022-2024, além do Desembargador José de Ribamar Castro como presidente ; os juízes auxiliares da presidência, José Nilo Ribeiro Filho (auxiliar) e Anderson Sobral Azevedo (suplente); juiz e juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Gladiston Luís Nascimento Cutrim (titular) e Tereza Cristina Franco Palhares Nina (suplente); juiz indicado pela Associação dos Magistrados do Maranhão, Marcelo Elias Matos e Oka (titular) e Diego Duarte de Lemos (suplente); Diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça, Coronel PMMA Alexandre Magno de Souza Nunes (titular) e Coronel PMMA Claridelma Brasil Barros Mesquita (suplente) e Secretária da Comissão Permanente de Segurança Institucional,Kássia do Carmo Brito da Silva.


COMPOSIÇÃO DO FUNSEG

De acordo com a PORTARIA-TJ Nº 2374/2022, ficam designados como membros do Conselho de Administração do Fundo Especial de Segurança dos Magistrados, o desembargador José de Ribamar Castro, como presidente; Antonio Elias de Queiroga Filho, juiz de direito representante da Associação de Magistrados; Coronel Alexandre Magno de Souza Nunes, diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar- DSIGM; André Menezes Mendes, diretor do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário – FERJ e Célia Regina Pereira da Silva, diretora financeira.

CPSI
Criada por meio da Portaria 1010/2012, a Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Tribunal de Justiça do Maranhão tem natureza consultiva e deliberativa na temática de segurança do Poder Judiciário. As propostas de ações da Diretoria de Segurança, como órgão técnico e operacional, bem como as demandas da Presidência do TJMA, Corregedoria e Associação de Magistrados são trazidas para análise do colegiado.
A CPSI possui papel estratégico na condução das políticas institucionais para ampliação das medidas de segurança, diante das peculiaridades e novos desafios que permeiam os ambientes judiciais e administrativos do Poder Judiciário.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS