O presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Sebastião Bonfim, se reuniu na manhã desta segunda-feira (3/6) com a diretora de Segurança Institucional e Gabinete Militar, coronel PM Claridelma Mesquita e a chefe da Divisão de Proteção ao Magistrado, major Jéssica Lobo, com o objetivo de discutir proposta do curso de defesa pessoal para magistradas e servidoras, repassando técnicas corretas para que qualquer mulher esteja apta a prevenir-se e saber defender-se de tentativa de agressão física.
O desembargador Sebastião Bonfim enfatizou que o curso de defesa pessoal para mulheres, nessa primeira edição, terá como foco as magistradas e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A diretora de Segurança Institucional, coronel PM Claridelma Mesquita, acrescentou que o curso tem o objetivo também cumprir a resolução do CNJ que fala do enfrentamento à violência contra magistradas e servidoras. “Trouxemos um professor já capacitado nessa área, pessoa voltada para esse tipo de prática e de treinamento”, concluiu.
A major Jéssica Lobo falou da iniciativa da Diretoria de Segurança Institucional para capacitar as mulheres a se comportar diante das diversas situações às quais se apresentem nas suas vidas, algumas dificuldades, enfim, eventos adversos, de forma a prepará-las para se defender.
O curso acontecerá no próximo sábado, dia 8 de junho, no Centro de Treinamento do CISIPJ, localizado no Fórum Desembargador Sarney Costa.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: dirseguranca@tjma.jus.br, até quarta-feira, dia 5 de junho.
Durante a aula de defesa pessoal para mulheres, as magistradas e servidoras aprenderão técnicas básicas de como agir em situações perigosas e como prestar atenção aos sinais de possíveis ataques.
INSTRUTORES
O treinamento será ministrado pelo instrutor de Kali, Boxe, Savate, Lethwei e Muay Thai, Claúdio Costa, com 23 anos de práticas em artes marciais, faixa preta em krav Maga 2° grau, faixa preta em karatê 1° Dan e pela Instrutora de Kali, Boxe , Savate e Lethwei, 20 anos de práticas em artes marciais, faixa preta em krav maga 2° grau e faixa preta em karatê 2° Dan, Graça Pedrosa.
Inscrição: até dia 5/6/2024 (gratuita)
Realização: 08/06 – 8h às 12h
Público-alvo: magistradas e servidoras do TJMA
Realização: Comissão Permanente de Segurança Institucional
PORTARIA
A PORTARIA-GP Nº 684, de 7/8/2023, dispõe sobre a regulamentação das atribuições atinentes à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Cemulher, à Ouvidoria da Mulher e à Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão para execução do Programa Desperta, Maria!, instituído pelo Ato da Presidência-GP nº 7, de 31 de julho de 2019, para adequar a Recomendação nº 102, de 19 de agosto de 2021, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026