Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Novo presidente da CPSI do TJMA apresenta linha de trabalho ao Funseg

O desembargador Sebastião Bonfim realizou sua primeira reunião como presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal 

05/09/2023
Ascom/TJMA

O novo presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Sebastião Bonfim, realizou sua primeira reunião conjunta no cargo com o Conselho de Administração do Fundo Especial de Segurança dos Magistrados do Estado do Maranhão (Funseg-JE). No encontro ocorrido no Pleninho do TJMA com membros da Comissão e do Conselho, a nova diretoria apresentou a linha de trabalho que pretende adotar a ambos os colegiados.

Entre os assuntos abordados, houve a apresentação dos projetos já incluídos no orçamento de 2024; a politica e estratégia de alocação de recursos para incremento da segurança e também a atualização das diligências empreendidas pela Diretoria de Segurança Institucional em um caso de ocorrência na Comarca de Lago da Pedra.

Os membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional parabenizaram o novo presidente, destacando seu perfil para conduzir as temáticas complexas que afetam a proteção de magistrados e magistradas.
  
O desembargador Sebastião Bonfim ressaltou o que avaliou como primoroso trabalho do seu antecessor, desembargador José de Ribamar Castro, que continuará em colaboração à Segurança Institucional, como diretor da Escola Superior de Magistratura (Esmam), ofertando importante parceria de que a CPSI demanda para as capacitações de magistrados(as) e agentes de segurança do Tribunal.

Foto horizontal de reunião do novo presidente da CPSI do TJMA como Comissão do Funseg, no Pleninho do TJMA. Sentados e sentada em duas bancadas marrons de madeira, 4 homens e uma mulher participam de reunião com o novo presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Tribunal, desembargador Sebastião Bonfim, sentado na bancada ao fundo. Na sala de paredes brancas, teto de madeira marrom, cortinas e piso de carpete vermelhos, há ao fundo um quadro de moldura amarela com figura que representa a deusa Themis, símbolo da Justiça. Os homens usam terno e a mulher usa blusa preta de bolas brancas, exceto um dos homens, que usa farda militar azul.

CPSI

Criada por meio da Portaria 1010/2012, a Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Tribunal de Justiça do Maranhão tem natureza consultiva e deliberativa na temática de segurança do Poder Judiciário.

As propostas de ações da Diretoria de Segurança, como órgão técnico e operacional, bem como as demandas da Presidência do TJMA, Corregedoria e Associação de Magistrados são conduzidas para análise do colegiado.

A CPSI possui papel estratégico na condução das políticas institucionais para ampliação das medidas de segurança, diante das peculiaridades e novos desafios que permeiam os ambientes judiciais e administrativos do Poder Judiciário e tem a missão de promover as condições de segurança para que magistrados, magistradas, servidores e servidoras possam desempenhar o pleno exercício de suas atribuições, garantindo a efetividade da prestação jurisdicional.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS