A prevenção dos riscos de envolvimento das organizações públicas em casos de corrupção é o foco da palestra Compliance nas Organizações Públicas: efeitos da Lei de Autoridade e Abuso de Poder, que será promovida pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no dia 11 de outubro, a partir das 9h, no Auditório da Associação dos Magistrados (Rua Búzios, s/n Calhau).
Podem participar desembargadores, juízes, servidores do Judiciário, gestores de órgãos públicos, advogados, promotores e procuradores de justiça.
As inscrições gratuitas (com direito a certificado) estão abertas, no Sistema Acadêmico Tutor (para integrantes do Judiciário Estadual) e em formulário específico, que será encaminhado às instituições parceiras da ESMAM.
O objetivo do evento é discutir e avaliar a aplicabilidade dos programas de integridade (compliance) para coibir práticas desonestas no âmbito das contratações públicas, destacando as práticas que influenciam e ampliam os riscos e custos de envolvimento em transações corruptas.
Integram a discussão do tema informações sobre o mapa global de fraudes, riscos cibernéticos, as fraudes ocupacionais no âmbito corporativo, Índice de Percepção de Cumprimento de Leis (IPCL Brasil) e os dispositivos jurídicos de combate à corrupção. Também serão abordados sobre mecanismos de redução de riscos de corrupção, desde o diagnóstico estratégico até as certificações de Conformidade Anticorrupção.
OS PALESTRANTES
André Luís Santos Meira Procurador do Estado do Sergipe, com atuação perante os tribunais superiores, profissional habilitado para implementar programas de compliance e anticorrupção (CPC-A) pela Legal, Ethics & Compliance (LEC).
José Ricardo Marques - Gestor público com experiência no setor privado, executivo e cientista político, executivo atuando com Segurança Física de TI e construção de Data Center.
Vítor Marcelo Rodrigues é advogado, doutor honoris causa pela Escola Superior de Advocacia da OABRJ, professor da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (Campus São Gonçalo e Niterói), procurador geral do Município de São Gonçalo, diretor presidente da Escola Superior de Advocacia e da Comissão de Ensino Jurídico da 8ª Subseção de São Gonçalo/RJ, presidente da Comissão de Relações Institucionais da OABRJ e vice-presidente da Comissão de Juizados Especiais Cíveis da OABRJ. Membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB).
SERVIÇO
PALESTRA - COMPLIANCE NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: EFEITOS DA LEI DE AUTORIDADE E ABUSO DE PODER
INSCRIÇÕES: de 1º a 10 de outubro (no Sistema Acadêmico Tutor - para integrantes do Judiciário Estadual, e em formulário específico, para as instituições parceiras da ESMAM)
DATA e HORÁRIO: 11 de outubro, 9h (com direito a certificado)
LOCAL: Auditório da Associação dos Magistrados (Rua Búzios, s/n Calhau).
REALIZAÇÃO: ESMAM
APOIO: TJMA, CGJ, AMMA
Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231