A Escola Superior da Magistratura do Maranhão está com inscrições abertas, de 21 a 25 de abril, para o curso autoinstrucional Noções Introdutórias sobre Justiça Restaurativa, para a magistratura, profissionais que atuam no Judiciário e instituições parceiras do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), que coordena as atividades. A capacitação acontece de 1º a 30 de maio (40 horas-aula), na plataforma EAD ESMAM, na modalidade autoinstrucional com direito a certificação.
A proposta do curso é contribuir para a consolidação da política judiciária de Justiça Restaurativa dentro do Tribunal de Justiça do Maranhão. É propósito do TJMA alinhar as práticas judiciais aos princípios da Justiça Restaurativa, para implementação dessa abordagem no contexto jurídico local, assim como junto a outros agentes de transformação de conflitos e na promoção da Cultura de Paz em diversas esferas.
Entre outros aspectos, a capacitação destaca a compreensão da inter-relação entre a cultura de paz e a justiça restaurativa, o histórico, princípios, conceitos básicos e normativas da justiça restaurativa, assim como as diferenças entre culturas punitivas e restaurativas, mediação e conciliação. Possibilitará, ainda, o reconhecimento das metodologias restaurativas, a viabilidade da aplicação da mesma em ambientes judiciais, administrativos e preventivos em diversos contextos.
As autoras do projeto, Antonilda da Costa Oliveira e Lorena Galvão Gaioso, participam como conteudistas e acompanham o processo de aprendizagem.
COMO FUNCIONA
Os conteúdos no formato autoinstrucional da ESMAM são abordados por meio de videoaulas e/ou textos, juntamente com a realização de questionários de fixação com correção e feedback automáticos, possibilitando aos alunos e às alunas ponderarem suas respostas e realizarem novas tentativas.
As aulas e atividades permanecem disponíveis para cada participante por 30 dias a contar da data de inscrição. É importante observar que o prazo de conclusão é até o final dos 30 dias. Caso não conclua no mês em que se inscreveu, será necessário refazer o curso numa próxima turma.
No formato EAD, é possível escolher o melhor momento para explorar os módulos, observando apenas a data limite de finalização do treinamento. A certificação é emitida ao final, para aqueles ou aquelas que obtiverem a média mínima de aproveitamento.
A plataforma EAD ESMAM é didática e de fácil manuseio. Ainda assim, a turma tem suporte da equipe durante toda a formação.
INSCRIÇÃO
INFORMAÇÕES
Núcleo de Justiça Restaurativa do TJMA
E-mail: nucleojr@tjma.jus.br
Telefone: (98) 2055-2954 e (98) 98415-7526 (WhatsApp)
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800