Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Núcleo de Justiça Restaurativa do TJMA promove práticas de inclusão

NEJUR/TJMA esteve presente em instituições para promoção de ações

Publicado em 31 de Mar de 2025, 9h30. Atualizado em 31 de Mar de 2025, 8h41
Por Ascom/TJMA

Na última semana, o Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nejur/TJMA) promoveu ações de diálogo, inclusão e práticas restaurativas voltadas a instituições parceiras.

No dia 26/3, o Núcleo esteve no Centro Educa Mais Pires Collins, em Paço do Lumiar, com o projeto "Diálogos para convivência: da escola para a vida", projeto que objetiva sensibilizar a comunidade escolar para a importância do diálogo na resolução de conflitos e da reparação de danos, fortalecendo vínculos e promovendo uma cultura de paz e respeito mútuo. A iniciativa recebeu elogios pelas práticas apresentadas e inspirou os participantes a aplicá-las no cotidiano escolar.

A imagem mostra um grupo de 19 pessoas reunidas em uma sala de aula, tirando uma foto em conjunto. Algumas estão sentadas em cadeiras escolares, enquanto outras estão em pé atrás delas. No ambiente, as paredes são brancas, há um ventilador de teto e janelas com grades, proporcionando uma sensação de simplicidade típica de salas de aula.  No chão, em frente ao grupo, existe um círculo feito de papéis com emojis amarelos espalhados ao redor, além de objetos como canetas e outros materiais no centro. O grupo parece estar participando de uma atividade colaborativa ou dinâmica, com um clima descontraído e interativo.

À tarde, o NEJUR realizou um círculo de diálogo na Associação Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi com crianças atendidas pela instituição, abordando o tema "Bullying e Cyberbullying" de forma dinâmica e participativa, onde os estudantes demonstraram compreensão sobre os impactos negativos dessas práticas.

imagem fotográfica de várias mãos de crianças em circulo. no chao, um tapete com acessórios

Na mesma data, a presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa, desembargadora Graça Amorim, e a coordenadora, juíza Larissa Tupinambá, reuniram-se com o prefeito de Vitorino Freire, Ademar Alves, alcançando avanços na implementação e disseminação da Justiça Restaurativa no município, com melhor estruturação do Centro de Justiça Restaurativa local.

grupo de pessoas vestidas formalmente em ambiente interno. homens e mulheres em pé lado a lado

No dia 27/3, p NEJUR/TJMA  realizou sua primeira visita técnica ao IEMA Pleno Tamancão. O encontro buscou conhecer as atividades já desenvolvidas no Instituto e propor a inclusão dos projetos de Justiça Restaurativa no eixo educação. A visita contou com a participação de representantes da ASPLAN do IEMA, gestores da escola e membros do NEJUR.

grupo de sete homens reunidos em torno de mesa em ambiente interno durante reuniao

Na mesma data, a desembargadora Graça Amorim, a juíza Larissa Tupinambá e o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, reuniram-se para apresentação do projeto "PlantandoValores", que busca incentivar responsabilidade coletiva e preservação ambiental por meio do diálogo e engajamento de estudantes, educadores e a comunidade.

em ambiente interno corporativo, quatro homens e quatro mulheres vestidos formalmente posam para foto, em pé, lado a lado. Quatro deles exibem camisas brancas de projeto

Na sexta-feira (28/3), foi realizado o primeiro círculo restaurativo no Asilo de Mendicidade Renascença Maranhense, como parte do projeto "Restaurando Vidas". A iniciativa tem o objetivo de criar espaços de acolhimento e integração social, proporcionando aos idosos bem-estar e promovendo uma sociedade mais inclusiva e justa. 

A imagem mostra um pequeno grupo de seis pessoas reunidas em círculo em um ambiente descontraído, como uma sala de convivência. Elas estão sentadas em cadeiras e sofás, envolvidas em uma atividade, possivelmente relacionada à comunicação ou expressão emocional. No centro do círculo, há um tecido branco no chão, sobre o qual estão colocados rostos de emojis que expressam várias emoções, como alegria, tristeza e riso.  Além disso, há alguns bichos de pelúcia, incluindo uma girafa, uma tartaruga verde e outro personagem vermelho, dispostos de maneira a chamar a atenção. O piso da sala tem um padrão de azulejos com desenhos ondulados em tons de cinza e branco.

As atividades e as ações do NEJUR objetivam construir pontes entre educação, sustentabilidade e Justiça Restaurativa, impactando positivamente diversas comunidades e atuando na promoção de valores fundamentais como paz, respeito e responsabilidade social.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS