Na última semana, o Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nejur/TJMA) promoveu ações de diálogo, inclusão e práticas restaurativas voltadas a instituições parceiras.
No dia 26/3, o Núcleo esteve no Centro Educa Mais Pires Collins, em Paço do Lumiar, com o projeto "Diálogos para convivência: da escola para a vida", projeto que objetiva sensibilizar a comunidade escolar para a importância do diálogo na resolução de conflitos e da reparação de danos, fortalecendo vínculos e promovendo uma cultura de paz e respeito mútuo. A iniciativa recebeu elogios pelas práticas apresentadas e inspirou os participantes a aplicá-las no cotidiano escolar.
À tarde, o NEJUR realizou um círculo de diálogo na Associação Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi com crianças atendidas pela instituição, abordando o tema "Bullying e Cyberbullying" de forma dinâmica e participativa, onde os estudantes demonstraram compreensão sobre os impactos negativos dessas práticas.
Na mesma data, a presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa, desembargadora Graça Amorim, e a coordenadora, juíza Larissa Tupinambá, reuniram-se com o prefeito de Vitorino Freire, Ademar Alves, alcançando avanços na implementação e disseminação da Justiça Restaurativa no município, com melhor estruturação do Centro de Justiça Restaurativa local.
No dia 27/3, p NEJUR/TJMA realizou sua primeira visita técnica ao IEMA Pleno Tamancão. O encontro buscou conhecer as atividades já desenvolvidas no Instituto e propor a inclusão dos projetos de Justiça Restaurativa no eixo educação. A visita contou com a participação de representantes da ASPLAN do IEMA, gestores da escola e membros do NEJUR.
Na mesma data, a desembargadora Graça Amorim, a juíza Larissa Tupinambá e o presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, reuniram-se para apresentação do projeto "PlantandoValores", que busca incentivar responsabilidade coletiva e preservação ambiental por meio do diálogo e engajamento de estudantes, educadores e a comunidade.
Na sexta-feira (28/3), foi realizado o primeiro círculo restaurativo no Asilo de Mendicidade Renascença Maranhense, como parte do projeto "Restaurando Vidas". A iniciativa tem o objetivo de criar espaços de acolhimento e integração social, proporcionando aos idosos bem-estar e promovendo uma sociedade mais inclusiva e justa.
As atividades e as ações do NEJUR objetivam construir pontes entre educação, sustentabilidade e Justiça Restaurativa, impactando positivamente diversas comunidades e atuando na promoção de valores fundamentais como paz, respeito e responsabilidade social.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023