A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, reuniu-se com o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ministro Benedito Gonçalves, para discutir o calendário de ações formativas da escola judicial maranhense para o ano de 2025. O encontro, realizado nesta quinta-feira (12), em Brasília, teve como pauta principal o planejamento de cursos e capacitações voltados ao aprimoramento contínuo da magistratua e profissionais do Judiciário, visando promover a excelência na prestação jurisdicional.
Para Sônia Amaral, o encontro é de extrema relevância, uma vez que fortalece a parceria entre as duas instituições e reafirma o compromisso com a educação judicial de qualidade. Ela destacou ainda a importância de alinhar as ações formativas da ESMAM com as diretrizes da escola nacional, garantindo que os magistrados tenham acesso à formação continuada com abordagem nos diversos ramos do Direito, uma condição essencial para o bom exercício de suas funções.
O Ministro Benedito Gonçalves, por sua vez, ressaltou a necessidade de iniciativas que promovam a modernização do Judiciário e o constante aperfeiçoamento da magistratura, para a garantia de direitos e pacificação social.
Também estiveram presentes na reunião, as juízas do TJMA Mirella Cezar Freitas (Relações Institucionais da ESMAM, mestranda da Enfam), Tereza Mendes (Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social), e o juiz federal Ilan Presser (professor de Direitos Humanos e Direito Ambiental da Universidade Católica de Brasília e formador da Enfam).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801