O livro Coordenação e Gestão Educacional/Pedagógica – trabalho e formação como práxis educativa, recém-lançado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), traz uma coletânea de artigos que retratam o exercício profissional da coordenação e da gestão nas escolas judiciais. A obra foi entregue à diretora da Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, pela juíza Sara Gama, uma das autoras, nesta terça-feira (29), e passa a integrar o acervo da biblioteca local.
Juíza do Tribunal de Justiça do Maranhão e formadora da Enfam e ESMAM, Sara Gama explicou que a obra é resultado de uma parceria entre 23 autores - magistradas, magistrados, servidoras e servidores das escolas judiciais, além de acadêmicos da área de Educação - e que representa uma oportunidade para refletir sobre a coordenação pedagógica no universo judicial e abrir novos olhares a respeito do tema.
A magistrada participa da obra com o artigo "O Alcance Educativo da Avaliação Formativa para a Aprendizagem e a Atividade Judicial". “Faço um paralelo entre avaliação formativa e avaliação para a aprendizagem de magistrados e a própria atividade judicial. Uma forma de compreender a avaliação a partir de exemplos da nossa própria atividade judicial, que é a nossa realidade”, destacou.
Sônia Amaral agradeceu a doação da obra e ressaltou que trará grandes contribuições, principalmente porque se organiza em eixos que articulam a relação entre teoria e prática na formação de magistradas e magistrados, além de ser um material concebido sobre a experiência e a vivência comuns à magistratura.
Com 629 páginas, a publicação foi organizada por José Vieira de Sousa, Marizete da Silva Oliveira, Julia Maurmann Ximenes, Liliane Campos Machado e Vladimir Santos Vitovsky, e está disponível também no formato de e-book.
(Com informações da Enfam)
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800