O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) deu início, nesta segunda-feira (5), ao Módulo I do Curso de Formação Inicial em Segurança Institucional para magistrados e magistradas recém-empossados(as). A cerimônia de abertura aconteceu no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), em São Luís, e contou com a presença de autoridades civis, militares e representantes do Poder Judiciário.
A iniciativa atende à Resolução nº 2/2024 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), e marca o início da fase de ambientação e socialização institucional dos juízes e das juízas. Com carga horária de 32 horas-aula, o curso segue até o dia 10 de maio, com atividades teóricas e práticas voltadas à segurança pessoal, defesa institucional e fortalecimento da cultura de prevenção no exercício da magistratura.
Além de ser requisito obrigatório para o pleno exercício da jurisdição, a formação reforça valores como responsabilidade, ética, autocontrole e inteligência emocional, integrando conteúdos de comunicação não violenta, comportamento preventivo e resolutividade de conflitos.
Durante a solenidade, o desembargador Raimundo Nonato de Souza Diniz Bonfim, presidente da Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, destacou o caráter estratégico da formação, ressaltando que "segurança não é um luxo"; mas uma condição para o exercício pleno da função jurisdicional. "Não se trata apenas da integridade física de cada magistrado, mas da salvaguarda do próprio sistema de justiça, que precisa funcionar com independência e sem ameaças”, afirmou.
Ele também destacou o protagonismo da ESMAM na condução da proposta pedagógica, elaborada de forma conjunta com a Diretoria de Segurança Institucional do TJMA, destacando que a formação promovida pela Escola da Magistratura é uma resposta concreta às exigências atuais do Judiciário. "Vivemos tempos em que o preparo técnico se alia à necessidade de saber agir sob pressão e risco. É essa cultura de responsabilidade que estamos promovendo aqui", frisou.
“O porte de arma, por exemplo, não é um fim em si. É um recurso que precisa ser compreendido, treinado e utilizado com sabedoria. Não basta portar, é preciso saber como e quando empregar”, complementou o juiz Marco Adriano Fonseca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).
Para o desembargador, a presença das Forças Armadas e das instituições de segurança federais e estaduais confere ainda mais credibilidade institucional à capacitação.
Também estiveram presentes, a diretora Geral da Secretaria do TJMA, juíza Ticiany Gedeon; a diretora do Fórum da Comarca da Ilha de São Luís, juíza Andréa Lago; o assessor-chefe de Comunicação da Presidência do TJMA, Paulo Falcão; o tenente-coronel João Carlos Duque, comandante do 24° BIS; a diretora Segurança Institucional do TJMA, coronel PM Claridelma Mesquita; o secretário geral da ESMAM, Carlos Belo; e a coordenadora administrativa da ESMAM, Liliane Mendes.
SEGURANÇA INSTITUCIONAL
O programa incorpora ainda diretrizes das matrizes curriculares da Enfam e está inserido nas estratégias do Plano de Segurança Institucional do TJMA, tendo como meta o fortalecimento da autonomia funcional e da proteção da integridade física e psicológica dos magistrados.
Com uma abordagem plural e interdisciplinar, o curso é conduzido por um corpo docente altamente qualificado, com experiência em segurança pública, inteligência, gestão de risco e comportamento defensivo:
Os temas abordados incluem defesa pessoal, direção defensiva, primeiros socorros, uso progressivo da força, além de análise de risco e segurança institucional ativa e passiva.
Segundo o projeto pedagógico, a proposta é formar magistrados mais preparados para lidar com situações de risco, fortalecendo o autocuidado e o posicionamento proativo diante de ameaças reais ou potenciais.
“A ideia é que cada juiz saia daqui mais seguro, mais atento e mais consciente do papel que desempenha em um ambiente cada vez mais complexo e desafiador”, concluiu o desembargador Bonfim.
CONFIRA O ÁLBUM COM FOTOS DA ABERTURA DO CURSO (Fotos: Josy Lord-CGJ)
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800