Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Conheça a bibliografia temática da ESMAM

O conteúdo é organizado pela Biblioteca Madalena Serejo e oferece vasto recurso bibliográfico e informacional, para dar suporte às atividades dos cursos EAD

19/06/2024
Ascom ESMAM

Para dar suporte às atividades de pesquisa acadêmica e estudo dos temas abordados nos cursos de educação a distância oferecidos pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), a plataforma EAD ESMAM disponibiliza um serviço de Bibliografia Temática. Esse conteúdo é organizado pela Biblioteca Desa. Madalena Serejo e proporciona à magistratura e aos profissionais do Judiciário um vasto recurso bibliográfico e informacional, útil para estudo e consulta.

Entre os recursos disponíveis estão a legislação (ordinária e atos normativos do CNJ e do TJMA), jurisprudência, informações sobre programas e ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e-books, livros físicos, publicações acadêmicas e científicas, vídeos acadêmicos e institucionais de acesso gratuito, além de outros recursos indicados conforme a abrangência dos temas abordados.

O material, produzido em formato PDF, é organizado de acordo com as especificidades de cada curso e pode ser encontrado na área “Mídias Disponíveis”, seção “Bibliografia Temática”, na página inicial da plataforma EAD em: https://ead.tjma.jus.br/. O acesso é permitido a qualquer servidor(a) ou magistrado(a) que tenha cadastro e esteja logado na plataforma (com usuário e senha).

NORMAS

A consulta também leva em consideração as seguintes normas: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); legislação brasileira; metas, diretrizes, atos normativos e recomendações do CNJ e TJMA; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a produção acadêmico-científica brasileira, indexada principalmente nos repositórios digitais de instituições brasileiras de ensino superior, bases de dados científicas, e bases de dados de teses e dissertações, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

A supervisora da Biblioteca, Manoelle Santos, explica que a elaboração do material é feita a partir das informações e disposições contidas nas ementas dos cursos oferecidos pela ESMAM. “O material possui em sua estrutura links que direcionam para a fonte originária da informação e para outros recursos informacionais de fontes confiáveis, como atos legais e normativos”, acrescenta.

ACERVO FÍSICO E DIGITAL

Além da bibliografia temática, a plataforma EAD da ESMAM facilita o acesso de alunos e alunas a seu acervo físico disponível (Interface web SIABI), à Minha Biblioteca Digital (plataforma de e-books) e à lista de indicação para consulta de bases de dados de pesquisa confiáveis no meio acadêmico.

Para solicitar o acesso à plataforma EAD ESMAM, basta enviar uma mensagem para ead_esmam@tjma.jus.br, informando nome completo e matrícula.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @esmam_tjma

Facebook: @esmam.tjma

Fone: (98)2055 2800/2820

GALERIA DE FOTOS